SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Morreu na manhã desta segunda-feira (17) Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, atacante que se destacou atuando por Cruzeiro, Atlético-MG e Corinthians.
Palhinha tinha 73 anos e, segundo a “Itatiaia”, estava internado em um hospital em Belo Horizonte após ter uma infecção.
A causa da morte não foi revelada e os detalhes do velório e enterro ainda não são conhecidos.
A morte de Palhinha foi lamentada por ex-clubes do jogador nas redes sociais.
CARREIRA NO FUTEBOL
Palhinha surgiu para o futebol atuando pelo Cruzeiro e se tornou um ídolo do clube. Como jogador, ele atuou pela equipe entre 1969 e 1976, sendo campeão e artilheiro da Libertadores no seu último ano pela Raposa.
Em 1977, Palhinha se transferiu para o Corinthians e foi uma das estrelas do time campeão paulista daquele ano e que quebrou um jejum de 23 anos sem títulos.
Anos mais tarde, Palhinha voltou ao futebol mineiro e passou a defender o Atlético-MG, onde também se tornou ídolo. Ele fez parte do elenco que foi campeão mineiro em 1980 e chegou à final do Campeonato Brasileiro daquele ano.
Como jogador, ele ainda passou por Santos, Vasco e América-MG. Após encerrar a carreira dentro dos gramados, ele virou técnico e comandou América, Atlético, Cruzeiro, Rio Branco de Andradas (MG), Corinthians, União São João de Araras (SP), Ferroviário (CE), Inter de Limeira (SP) e Villa Nova de Nova Lima (MG).
*
CLUBES LAMENTAM MORTE DE PALHINHA
“O Galo lamenta o falecimento de Palhinha, ex-jogador e ídolo do Clube, que nos deixou hoje pela manhã, aos 73 anos. Palhinha foi um dos grandes atletas do futebol brasileiro. No Galo, foi um dos craques daquele histórico time do início da década de 80, conquistando o Campeonato Mineiro em 1980 e 1981, além de ter chegado à final do Brasileiro de 80. Nossa solidariedade aos familiares e fãs.”
– Atlético-MG
“O Sport Club Corinthians Paulista recebeu com muito pesar a notícia do falecimento do ídolo do Timão, Palhinha. Autor do gol na primeira final do histórico título Paulista de 1977 e tendo vestido o manto em 148 jogos, o craque do Time do Povo também foi treinador da equipe em 1989. Desejamos nossos mais sinceros sentimentos aos amigos, fãs e familiares.”
– Corinthians
“Um dos maiores ídolos do Cruzeiro nos deixou hoje, aos 73 anos. Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, foi o artilheiro da Libertadores de 1976 com 13 gols em 10 jogos. Uma das várias marcas expressivas que o consagrou como sétimo maior goleador da história celeste, com 156 gols em 457 jogos. Dos campos de terra do Barreiro aos grandes estádios, o atacante estreou no Cruzeiro em 1968, foi convocado para a Seleção Brasileira em 1973 e também fez história em outros clubes do futebol brasileiro com sua inteligência e velocidade. Descanse em paz, eterno ídolo Palhinha.”
– Cruzeiro
“O América Futebol Clube lamenta o falecimento de Palhinha, falecido na manhã desta segunda-feira em Belo Horizonte. Palhinha fez parte do nosso elenco no ano de 1985. Nossa solidariedade aos familiares e fãs neste difícil momento.”
– América-MG
Redação / Folhapress