RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Morre Ryan O’Neal, ator de ‘Barry Lyndon’ e ‘Lua de Papel’, aos 82 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ator Ryan O’Neal, um dos atores mais célebres da Nova Hollywood, morreu nesta sexta-feira (8) aos 82 anos. A informação foi confirmada pelo seu filho, Patrick O’Neal, no Instagram. A causa da morte não foi divulgada, mas o artista lidava com um quadro de leucemia crônica desde 2001 e foi diagnosticado com um câncer de próstata em 2012.

“Ele sempre queria nos ver rindo, e nós todos ríamos dele, toda vez”, escreveu Patrick O’Neal. “Nós nos divertimos. Era diversão até o Sol.”

Ryan O’Neal foi alçado à fama no começo dos anos 1970, quando fez o papel principal do filme “Love Story – Uma História de Amor” ao lado de Ali MacGraw. O projeto, que foi um dos grandes sucessos de bilheteria daquele ano, rendeu ao ator a sua única indicação ao Oscar e abriu as portas para uma série de colaborações com diretores requisitados daquele momento de transformação da indústria.

Um desses nomes era o de Peter Bogdanovich, cineasta novo que também foi alçado ao estrelato na mesma época e com quem o ator trabalhou em três filmes. O’Neal foi o protagonista de “Essa Pequena É uma Parada”, comédia romântica de 1972 e com Barbra Streisand; “Lua de Papel”, de 1973 e no qual contracenou com a filha Tatum O’Neal; e “No Mundo do Cinema”, de 1976 e sobre os primeiros anos da indústria do cinema.

O artista ainda ficaria marcado na década de 1970 por produções como o faroeste “Os Dois Indomáveis”, de 1971 e dirigido por Blake Edwards, e “Caçador de Morte”, lançado em 1978 por Walter Hill. Além disso, trabalharia com Stanley Kubrick no épico histórico “Barry Lyndon”, de 1975, que foi produzido logo após o sucesso de “Laranja Mecânica”.

Todos esses projetos, ao lado dos resultados da popular série “Peyton Place” nos anos 1960, consagrariam O’Neal como um dos artistas principais -e mais requisitados- daquele tempo.

PEDRO STRAZZA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS