LONDRES, INGLATERRA (FOLHAPRESS) – Não levou mais que cinco minutos dentro da exposição de “Friends”, em Londres, para os visitantes ficarem com cara de poucos amigos. O sofá alaranjado estava ali, no centro de uma grande sala, de frente para a fonte de água, exatamente como na vinheta de abertura da série, pronto para as pessoas se sentarem e tirarem dezenas de fotos, com todo tipo de pose só que não.
Quase ninguém ali parecia saber que teria de pagar uma quantia extra, fora o ingresso da mostra, se quisesse um registro fotográfico decente, num ângulo aberto, pegando todo o cenário por detrás do estofado que emula aquele em que Ross, Rachel, Monica, Phoebe, Joey e Chandler tanto conversam na série dos anos 1990. No máximo, as pessoas podiam tirar selfies apressadas.
O que deveria ter sido uma abertura épica se tornou embaraçosa. É caro entrar na “The Friends Experience”, afinal só o ingresso, em Londres, custa no mínimo 20 libras, fora as taxas do site, o que dá cerca de R$ 160 na conversão atual. Para adquirir a foto no sofá, no fim da visita, impressa num imã de geladeira e num chaveiro, é preciso desembolsar mais 12 libras, ou seja, algo perto de R$ 90.
Uma versão dessa mostra estreia em São Paulo no mês que vem, erguida no shopping Cidade São Paulo com tíquetes a partir de R$ 79,80, no caso da entrada inteira. A produção do evento brasileiro diz que fotos com celulares serão permitidas aqui em alguns cenários, e que também haverá serviço profissional de fotografia com custo extra, sem especificar em quais pontos da exposição.
Em Londres a vista dura entre uma e duas horas, a depender do entusiasmo do visitante. No começo há uma sala de espera, onde os alto-falantes tocam aquelas risadas que ressoam no fundo dos episódios de “Friends”.
Os corredores que separam cada cenário são lotados de textos, imagens, retratos, quadros, figurinos e objetos sobre a série. Num aquário de vidro, há, por exemplo, cadernos com os roteiros originais de quatro capítulos, e a alguns metros dali ficam manequins vestidos com figurinos usados pelos atores principais nas gravações.
Isso tudo serve de aquecimento para o primeiro grande cenário da mostra, uma recriação do apartamento onde moram Joey e Chandler, construído nos mínimos detalhes. Estão ali as poltronas marrons, da sala, a cozinha, e a mesa de pebolim, exibidas tantas vezes ao longo das dez temporadas do seriado, que completou 30 anos este ano.
Na sala seguinte, os visitantes passeiam pelo apartamento de Monica e Rachel, também recriado de forma meticulosa. Há a cozinha, a janela por onde as personagens espiam um homem pelado que fica de fora do prédio, além da porta lilás com a moldurinha amarela, onde as pessoas fazem fila para tirar fotos.
A porta ressurge depois na mostra, perto do fim, numa versão maior e mais bem acabada, que abre e fecha, o que rende imagens iguais àquela em que as cabeças dos personagens aparecem espiando por detrás da madeira. Nessa, porém, só dá para tirar fotos pagas, com a câmera do evento.
Esta porta fica na área dedicada a imitar o restaurante Central Perk. Na parte interna é possível ver também uma versão mais tímida do sofá laranja, este sem restrições para fotos, e o cantinho onde Phoebe toca violão.
Do lado de fora, o restaurante funciona de verdade, com mesas e cadeiras como os vistos em cena, onde as pessoas podem parar para fazer um lanche. No cardápio havia cachorro quente, bolo de chocolate, croissant e cheesecake.
Ao redor, as pessoas observam outras réplicas da série, como o táxi de Phoebe e o sofá que Ross compra e tenta arrastar pela escada do prédio este também um ponto de foto permitido apenas a quem paga.
“The Friends Experience” termina com uma lojinha, com souvenirs como garrafas, meias, camisetas e ursos de pelúcia, o tipo de peça que se encontra fácil em feiras de cultura pop ou em lojas de departamento do Brasil.
É um passeio indispensável para quem viu a série? Não. Espectadores vão se alegrar de ver de perto aquilo que viram e reviram à exaustão pela TV, é claro, mas a mostra termina como mais um passeio de fim de semana, sem conseguir emular aquele sentimento de camaradagem que marca a relação entre o sexteto de “Friends” e seus fãs.
*
THE FRIENDS EXPERIENCE: THE ONE IN LONDON
– Quando Seg., ter., qua., qui., sex. e dom., das 10h às 19h15. Sáb., das 9h às 20h15. Até 2/2
– Onde Immerse LDN – ExCeL Waterfront, ExCel, Londres E16 1XL, Reino Unido
– Preço A partir de 20 libras, ou R$ 148
THE FRIENDS EXPERIENCE: THE ONE IN SÃO PAULO
– Quando De 28/11 a 23/2. De ter. a dom., das 11h às 21h
– Onde Shopping Cidade São Paulo – Av. Paulista, 1.230, São Paulo
– Preço A partir de R$ 79,80 a entrada inteira
GUILHERME LUIS / Folhapress