SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma motorista de aplicativo foi agredida pelo passageiro após uma confusão por causa do pagamento da corrida. O caso ocorreu em Osasco, no último sábado (21).
O vídeo com a agressão foi gravado por uma câmera no veículo da motorista, Larissa Freire, 26. Ela foi agarrada pelo pescoço, e o homem chutou seu carro. A agressão ocorreu após o fim da corrida, no bairro Aliança.
No vídeo compartilhado em seu perfil no Instagram, ela parece enviar uma mensagem de áudio ao fim de uma corrida. “Estou com passageiro aqui e ele tá pedindo para pagar na próxima corrida. Sei que no Código de Defesa [da Uber] tem que não pode fazer isso de pagar na próxima”, diz Larissa com o celular na mão.
É nesse momento que o homem, que estava com a mulher e a filha no carro, empurra as duas para fora aos gritos, chamando a motorista de maluca. Após colocar sacolas para fora do veículo, ele sai.
Um ruído indica que o telefone dele caiu dentro do carro, e o homem bate a porta. Larissa, então, parece pegar o objeto e arranca com o veículo. O passageiro, no entanto, consegue entrar de volta pelo lado do passageiro, dá uma chave de braço na motorista e, aos xingamentos, diz a ela para devolver o celular.
Após pegar o telefone, o homem sai do veículo pelo outro lado, atrás do banco de Larissa, bate a porta e dá dois chutes no carro.
À TV Globo Larissa disse estar ansiosa e com receio de fazer as corridas e que havia pegado o celular do homem para ir à delegacia.
De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, o caso ocorreu na rua Quero-Quero, no bairro Aliança. A ocorrência foi registrada como lesão corporal e dano no 5º Distrito Policial, em Osasco, e encaminhado ao 4º distrito.
“Foram requisitados exames ao Instituto Médico Legal (IML) e perícia no veículo da vítima. Além disso, a motorista recebeu orientações sobre o prazo para apresentar uma representação criminal contra o autor da agressão.”
Procurada, a Uber lamentou o caso e afirmou que considera inaceitável o uso de violência. “A conta do usuário foi banida da plataforma assim que tomamos conhecimento do ocorrido. A Uber também já está colaborando com as investigações das autoridades, na forma da lei. A empresa informa, ainda, que todas as viagens na plataforma são cobertas por um seguro para despesas médicas hospitalares e odontológicas, que foi disponibilizado à motorista parceira.”
A companhia também destacou que não existe a função para “pagar na próxima” viagem. O aplicativo permite que o motorista informe condições em que o usuário não fez o pagamento e que isso gera um débito para o usuário. Mas a opção, segundo a nota, é do motorista.
“Como em qualquer serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço. Solicitar viagens sem fazer o pagamento também pode levar ao bloqueio da conta do usuário.”
Redação / Folhapress