SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O MPE (Ministério Público Eleitoral) solicitou que seja expedido mandado de busca e apreensão neste domingo (27) para apurar suspeita de boca de urna por apoiadores de Evandro Leitão (PT), candidato à Prefeitura de Fortaleza.
A disputa na capital cearense está acirrada e indefinida, com os dois candidatos empatados tecnicamente em pesquisas recentes. Leitão enfrenta o deputado federal André Fernandes (PL) segundo turno.
O promotor André Clark Nunes Cavalcante diz em ofício que recebeu reclamação de pessoas entrando e saindo de uma residência em frente a um local de votação no bairro Barroso. A reportagem teve acesso ao documento.
Ele afirma que esteve no local acompanhado da Polícia Militar e diz que é preciso verificar se no interior da residência “há material de campanha, dinheiro ou registro de apoiadores, a fim de verificar se há prática de boca de urna e de corrupção eleitoral”.
“Tais fatos, pela sua gravidade, evidenciam a necessidade de pronta atuação institucional para o fim de coibir crimes que afetem a vontade do eleitor e o próprio resultado das eleições, cujos prejuízos serão irreversíveis considerando a proximidade do dia do pleito, ferindo a regularidade do processo eleitoral”, diz o procurador no documento.
VICTORIA AZEVEDO / Folhapress