RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

MPF recomenda medidas emergenciais após desabamento de teto de igreja em Salvador

MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) – O MPF (Ministério Público Federal) emitiu, nesta sexta-feira (7), uma recomendação à Superintendência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) na Bahia e à Ordem Primeira de São Francisco para a adoção de medidas emergenciais após o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Centro Histórico de Salvador.

O acidente, ocorrido na última quarta-feira (5), resultou na morte de Giulia Panchoni Righetto, 26, além de outras cinco pessoas feridas.

Além da recomendação, o MPF instaurou novo procedimento administrativo para apurar as responsabilidades pelo desabamento e a adoção de medidas urgentes. Como demonstrado pela Folha, ação civil pública do órgão em 2016 já pedia a adoção de medidas emergenciais pelo Iphan e pela Ordem Primeira de São Francisco.

Ao Iphan, o MPF recomendou que seja feita uma vistoria técnica detalhada no local para identificar a necessidade de escoramento e outras ações urgentes que previnam novos desabamentos. Também caberá ao instituto a supervisão do processo de identificação, separação e triagem dos destroços.

À Ordem Primeira de São Francisco, a recomendação foi feita para que seja realizado o escoramento interno e externo do edifício, conforme indicações da vistoria técnica, além da adoção de providências para garantir o acompanhamento especializado na triagem dos escombros.

O MPF deu três dias para que as instituições informem se vão adotar as recomendações e quais medidas serão realizadas. O órgão também alertou que o não atendimento da recomendação poderá resultar na adoção de medidas judiciais para garantir a proteção da Igreja de São Francisco de Assis e a responsabilização dos envolvidos.

No momento, o DPT (Departamento de Polícia Técnica) está fazendo a perícia no local. O corpo de Giulia Panchoni Righetto foi liberado e deve ser sepultado no Cemitério Parque das Allamandas, em Londrina (PR). A amiga que acompanhava Giulia e se feriu no acidente já retornou a São Paulo.

Por meio de nota, a PF (Polícia Federal) informou que deslocou agentes e dez peritos, sendo cinco de Brasília, para o local desde o dia do ocorrido e foi aberto inquérito policial. O trabalho será feito em conjunto com a Polícia Civil da Bahia. Para a perícia, será utilizado um scanner 3D e, na próxima semana, serão ouvidos os envolvidos da Ordem Primeira de São Francisco e do Iphan.

O acidente ocorreu por volta das 14h30 da quarta-feira (5). Segundo a Defesa Civil, não era momento de missa, mas havia visitantes no local.

O templo, além de tombado pelo Iphan, é considerada também uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, destacando-se por sua fachada barroca e por seu interior dividido entre azulejos portugueses e peças banhadas a ouro.

JOSUÉ SEIXAS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS