RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

MPMG instaura inquérito após interdição de mina da Vale em Mariana

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) vai investigar a interdição da mina de Fábrica Nova, da Valem em Santa Rita Durão, distrito de Mariana (MG). A ANM (Agência Nacional de Mineração) aconselhou a evacuação do povoado.

O órgão informou que uma equipe técnica está no local junto à equipe da ANM. Os técnicos fazem parte do Caoma (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente).

“Informações detalhadas, entretanto, serão possíveis apenas após a vistoria de garantia da segurança das estruturas”, diz a nota do MPMG.

Uma reunião entre os moradores, representantes da Defesa Civil e da ANM será realizada após a vistoria desta segunda-feira, segundo a associação de moradores de Santa Rita Durão.

A INTERDIÇÃO

A interdição foi determinada na sexta-feira (10) após a Vale não comprovar a estabilidade das pilhas, segundo documento da ANM divulgado pelo jornal O Tempo.

Segundo o Plano de Ação de Emergências para Barragens da Vale, 295 pessoas fazem parte da população englobada em Santa Rita Durão; 144 delas são moradoras da região.

As outras pessoas estimadas no plano são funcionários da mina, possíveis transeuntes e funcionários de outras edificações da área.

A Vale não se pronunciou sobre a possível evacuação, mas confirmou que as pilhas foram interditadas preventivamente na sexta-feira (10) em nota enviada ao UOL.

A empresa também disse que acompanha vistoria da ANM e da Defesa Civil nesta segunda-feira para “esclarecimentos necessários sobre as condições de regularidade das estruturas”.

Em nota, a Prefeitura de Mariana informou que a Defesa Civil participa da fiscalização das pilhas de estéril. O órgão vai elaborar um documento sobre a integridade das pilhas a partir da reunião e disse que não há definição de evacuação dos moradores da região.

Ao UOL, o presidente da Associação de Moradores de Santa Rita Durão, Jean Roberto da Costa Júnior, afirmou que a associação não foi informada sobre a orientação de evacuação.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS