RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

MPT condena estado após escola de SP incentivar trabalho infantil

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O MPT (Ministério Público do Trabalho) condenou o estado de São Paulo após escolas públicas em Porto Feliz (407 km de São Paulo) intermediarem a contratação de alunos em atividades proibidas para menores de idade.

MPT condenou estado de São Paulo em caráter liminar, ou seja, provisório. As escolas e diretorias de ensino devem verificar os contratos dos alunos, e denunciar caso suspeitem de alguma irregularidade. A decisão deve ser divulgada para todas as escolas estaduais. Caso descumpram, a multa é de R$ 5 mil por dia.

Escolas públicas estaduais de Porto Feliz, na região de Itu, intermediaram a contratação de alunos para trabalhar em empresas da cidade. Entretanto, algumas delas eram de setores que não podem empregar menores de idade, que não registraram os estudantes como menores aprendizes e previam jornadas de trabalho acima do permitido.

Para o juizado especial da infância e adolescência de Sorocaba, que analisou a ação, houve incentivo do trabalho infantil e desvirtuamento de estágio -alguns dos menores não tem nem contrato formalizado. “Nesse cenário ficaram evidenciadas as irregularidades, bem como o papel fundamental do Estado nas aludidas contratações realizadas ao arrepio da lei”, disse o procurador Gustavo Rizzo Ricardo, autor da ação.

O MPT propôs um termo de ajuste de conduta (TAC), mas o governo de São Paulo não manifestou interesse. O estado argumentou que a responsabilidade da supervisão e acompanhamento do estágio é “compartilhada com os demais atores envolvidos no processo”.

Os procuradores pedem que o estado seja condenado em caráter definitivo e a pagar danos morais coletivos em R$ 2 milhões. Para o juiz que assina a decisão, Valdir Rinaldi da Silva, a situação requer “prioridade absoluta”, pois pode afetar o direito básico das crianças e adolescentes à educação, saúde, profissionalização, cultura e dignidade.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS