RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mulher negra é presa após chamar agente da prefeitura de ‘preto nojento’

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma mulher foi presa por injúria racial na estação do BRT na Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro.

A mulher chamou o agente da Prefeitura do Rio de “macaco” e “preto nojento”, segundo a administração municipal. Ela teria sido abordada após acessar a estação sem pagar a passagem.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a mulher é abordada por equipes da Seop (Secretaria de Ordem Pública). “Ao ser abordada e orientada a deixar o local, ela se recusou a sair, afirmou que não pagaria a tarifa e passou a proferir ofensas racistas e até mesmo homofóbicas contra um dos agentes”, afirmou a prefeitura.

Na viatura, a mulher voltou a ofender um dos agentes e disse que ele “envergonha nossa classe”. “Sou negra igual a você, quero ver você meter o caô que eu tô de racismo. Sou preta igual a você, mas não sou suja imunda igual a você”, disse.

Segundo a prefeitura, os agentes usaram algemas para conter a mulher “diante da resistência e da conduta agressiva”. Ela foi autuada por injúria racial na 32ª Delegacia de Polícia e continua presa. A injúria racial, desde a Lei nº 14.532/23, é considerada crime inafiançável e imprescritível, semelhante ao crime de racismo. Isso significa que não é possível pagar fiança para responder ao processo em liberdade, e o crime pode ser julgado a qualquer tempo.

A reportagem tenta identificar e localizar a defesa da mulher. O espaço fica aberto na reportagem para atualizações.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.