AO VIVO
AO VIVO
RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mulher que contraiu nova cepa de mpox tem alta de hospital em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A mulher de 29 anos que contraiu o clado 1b do vírus mpox recebeu alta na tarde desta quarta-feira (12) do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, onde estava internada e em isolamento.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, ela está totalmente recuperada e com as feridas cicatrizadas.

A paciente, que mora na região metropolitana de São Paulo, teve contato com uma pessoa vinda da República Democrática do Congo, onde a doença é endêmica.

A infecção pela nova variante foi a primeira no Brasil. Casos da cepa 1b também foram identificados em Uganda, Ruanda, Quênia, Zâmbia, Angola, Reino Unido, Alemanha, França, Bélgica, Suécia, Estados Unidos, Canadá, China, Tailândia, Índia, Paquistão e Emirados Árabes Unidos.

Existem dois clados (grupos) do vírus já identificados. Na epidemia de Mpox de 2022, o clado 2 se disseminou pela Europa e parte das Américas. Menos agressivo, causa sintomas mais leves.

O clado 1, na ocasião, ficou restrito à República Democrática do Congo, na África. Este tipo se mostrou mais agressivo, com maior mortalidade. O clado 1b é uma variante desse vírus.

Segundo especialistas, a nova cepa é bastante transmissível, compromete com mais gravidade os órgãos vitais e oferece um risco maior de morte.

De maneira geral, o vírus mpox é transmitido por meio de relações sexuais, contato direto com lesões e por gotículas.

PATRÍCIA PASQUINI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS