Murilo Félix é eleito prefeito de Limeira (SP)

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário Murilo Félix (Podemos), 36, foi eleito neste domingo (27) para governar Limeira, no interior de São Paulo, pelos próximos quatro anos, em sua terceira tentativa de chegar à prefeitura.

Ex-deputado estadual, ele derrotou o vereador Albert Henrique Neves, o Betinho Neves (MDB), 36, revertendo a desvantagem em relação ao adversário registrada no primeiro turno.

O prefeito eleito obteve 51,88% dos votos válidos, de acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ante os 48,12% de seu adversário, assistente social de formação. No primeiro turno, Betinho teve 38,81% dos votos válidos, ante os 32,29% do futuro governante.

Nascido em Limeira, ele é filho do ex-prefeito Silvio Félix e da ex-deputada Constância Félix. Em 2018, recebeu 37.887 votos na eleição à Assembleia Legislativa e ficou na suplência, assumindo como deputado estadual em janeiro de 2021 após o ex-deputado José Aprígio da Silva (Podemos) ter tomado posse como prefeito de Taboão da Serra.

Estava em sua terceira tentativa seguida de chegar à prefeitura do município de 291.869 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2016, ele foi o segundo mais votado, com 19,36% dos votos válidos, atrás de Mario Botion (PSD), eleito com 51,23%.

Quatro anos depois, numa eleição com 11 candidatos, a disputa chegou ao segundo turno entre ele e Botion, que foi reeleito com 54,88% dos votos, ante os 45,12% do ex-deputado.

Murilo, além do Podemos, teve só o apoio do Agir, enquanto a coligação de Betinho contou com MDB, Republicanos, PP, PRD, União Brasil, Solidariedade e Avante.

Betinho, eleito vereador em 2020 pelo PV, pela primeira vez se candidatou ao cargo de prefeito.

Dada a proximidade entre os índices obtidos pelos dois concorrentes no primeiro turno, as últimas semanas foram acirradas, com os candidatos trocando acusações, como fizeram no último domingo (20), por exemplo, quando participaram de debate organizado pela EPTV, afiliada Globo.

Entre as propostas que Betinho apresentou estava a de buscar parceria com a concessionária de ferrovias Rumo para implantar um porto seco na cidade como forma de desenvolver a economia. Murilo disse que o adversário não tinha mencionado a Rumo em nenhum momento em seu mandato de vereador na Câmara.

Enquanto isso, o candidato do MDB disse que seu adversário, enquanto deputado, não obteve recursos para o município, o que foi rebatido por Murilo.

No primeiro turno, a eleição em Limeira contou ainda com outros dois concorrentes: Erika Tank (PL), que somou 24,46% dos votos válidos, e Luiz Henrique Mitsunaga (PT), com 4,44%.

MARCELO TOLEDO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS