Museu de Arte Moderna de São Paulo recebe inscrições para cursos online gratuitos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) está com inscrições abertas até 5 de agosto para cursos virtuais do segundo semestre do Igual Diferente. O programa de formações gratuitas criado em 1998, com foco na acessibilidade e inclusão, destinará 50% das vagas a pessoas com deficiências, idosas, trans, negras, indígenas e de baixa renda.

A programação online inclui cursos de linguagens gráficas, fotografia, fotoperformance e Libras aplicadas à mediação cultural. Ao final, os participantes compartilharão os trabalhos desenvolvidos durante a formação.

Ao longo de seus 26 anos, o Igual Diferente já recebeu diversos reconhecimentos, como o Prêmio Microprojetos Ibram (2013), o Guia de Acessibilidade Cultural (2012), o Prêmio Ibero-americano de Educação em Museus (2011) e o Prêmio de Inclusão Social (2005).

Pedro Martins Russo, 57, conta ter participado de várias edições, incluindo as presenciais. “Já fiz fotografia e escultura e aprendi muito com os professores. Quando vejo a obra pronta me sinto alegre”, diz ele, que presenteia amigos e familiares com suas criações.

O museu também expõe as peças dos estudantes no próprio espaço. “As pessoas admiram. Isso me deixa realizado.”

Em 2000, Russo ficou com baixa visão após ser atropelado e, 12 anos depois, tornou-se cego devido ao agravamento do quadro. “Antes, via vultos, mas, de repente, tudo ficou escuro, achei que não tinha nada para fazer na vida, que tudo tinha acabado. Chorei, fiquei depressivo, mas conheci o curso do MAM em 2014.”

Ele relata que encontrou realização fazendo esculturas e fotografia. “Se temos dificuldade ou não temos ideias, os professores nos ajudam. Reencontrei a minha alegria de viver.”

As pré-inscrições serão realizadas a partir do preenchimento de formulários específicos para cada curso do Igual Diferente no site do MAM. Com vagas limitadas, a seleção segue critérios de avaliação socioeconômica.

A coordenadora do Educativo do MAM, Mirela Estelles, diz que a presença de grupos heterogêneos semanalmente no museu faz com que todo o ambiente se transforme. “Somos convocados a sairmos do automatismo do cotidiano e encontrarmos juntos outras maneiras e tempos de estarmos presentes em situações criativas, lúdicas e acessíveis pensando e fazendo arte.”

As próximas turmas estão previstas para março de 2025, com inscrições abertas um mês antes.

Confira a programação dos cursos virtuais gratuitos

FOTOPERFORMANCE COM, ELISA BAND E KARINA BACCI

– Dias e horários: quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

– Duração: 15/08 a 28/11/2024

– Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3-miGVUPwa1XYSCK7jeqaKCbr2RLnnmnLWK6WATDkQGfKgA/viewform

– Sobre o curso: desenvolvimento e análise de processo autoral em fotoperformance a partir de estímulos temáticos, referências artísticas e exercícios que experimentam o hibridismo entre essas duas linguagens.

FOTOGRAFIA PARA INICIANTES, COM KARINA BACCI

– Dias e horários: quintas-feiras, das 9h30 às 11h30

– Duração: 15/08 a 28/11/2024

– Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf20BgUClTWXBmQcTCQuNmNzpWjo4kUEFnbDK8Gj61tHrFq3Q/viewform

– Sobre o curso: parte de referências fotográficas para ampliar repertório e propor reflexões sobre as possibilidades da fotografia como expressão, comunicação e autoconhecimento. Serão estudadas linguagem e a técnica fotográfica como um meio para desenvolver exercícios, estimulando processos criativos e a produção de um ensaio fotográfico pessoal.

LINGUAGENS GRÁFICAS, COM LAURA TEIXEIRA

– Dias e horários: quartas e sextas-feiras, das 10h ao meio-dia

– Duração: 11/09 a 01/11/2024

– Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSekNax85R4HVLYpunh-PDAV-41KgyCgMpDTKMO1U0xgUEeRwA/viewform

– Sobre o curso: espaço de pesquisa em desenho e outras linguagens gráficas, envolvendo colagem e impressão com diversos materiais. As propostas serão muitas vezes norteadas pelo diálogo com materiais específicos -utilizados tradicionalmente para desenho ou não- levando em conta suas restrições e possibilidades. Haverá certa flexibilidade no planejamento dos encontros semanais de modo a incorporar eventuais demandas específicas do grupo, em práticas individuais e coletivas. O MAM irá disponibilizar kits com materiais.

LIBRAS NA MEDIAÇÃO CULTURAL, COM VICTORIA OLIVEIRA

– Dias e horários: quartas-feiras, das 19h às 21h

– Duração: 14/08 a 27/11/2024

– Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUbWRfkKKLHtSq2wYdi0ESDweTSH9kQB9sgj-Z-mcRwtdWMQ/viewform

– Sobre o curso: o objetivo não é apenas ensinar a língua em si, mas também sensibilizar os participantes para questões relacionadas à acessibilidade e inclusão. Ao final do curso, espera-se que os alunos tenham adquirido competências básicas para se comunicar de forma eficaz em Libras em situações do dia a dia e tenham desenvolvido um entendimento inicial da língua a partir do repertório relacionado ao contexto da mediação cultural.

HAVOLENE VALINHOS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS