SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender nesta segunda-feira (18) a reforma na governança global, acrescentando que não é preciso esperar uma nova guerra mundial para mudar a ordem internacional.
“A resposta para a crise do multilateralismo é mais multilateralismo. Não é preciso esperar uma nova guerra mundial ou um colapso econômico para promover as transformações de que a ordem internacional necessita”, afirmou.
A declaração foi dada durante a segunda sessão da cúpula do G20, que foi destinada para discutir a reforma da governança global. Essa é uma das três prioridades da presidência brasileira do bloco, junto com combate à fome e à pobreza e desenvolvimento sustentável e transição energética.
Lula também criticou o que chamou de omissão do Conselho de Segurança da ONU acrescentando que a situação é uma ameaça à paz e à segurança internacional. “Do Iraque à Ucrânia, da Bósnia a Gaza, consolida-se a percepção de que nem todo território merece ter sua integridade respeitada e nem toda vida tem o mesmo valor.”
RENATO MACHADO / Folhapress