BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – Com 1.084 votos, Neusa Ribeiro (PP), 67, irá voltar ao comando de Serra da Saudade (MG), município com a menor população do país de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ela sucederá seu ex-marido, Alaôr Machado (PP), e dará continuidade a uma gestão que se alterna à frente do município há 24 anos.
Juntos, os dois agora irão somar oito mandatos à frente da cidade que fica na região centro-oeste de Minas Gerais, a cerca de 250 km de Belo Horizonte. Desde 2001, eles se revezam no comando do município.
Ribeiro volta a ser prefeita de Serra da Saudade após ter ocupado o cargo de 2009 a 2016. Em setembro, ela disse à Folha que esta será sua última gestão. Na época, ela estimou que receberia 1.100 votos dos 1.294 eleitores do município.
Seu adversário, Derli Donizete (Avante), 70, agricultor que concorreu pela terceira vez consecutiva ao cargo de prefeito, teve 99 votos, resultado igual ao que registrou no último pleito, quando foi escolhido por 99 eleitores.
Com 854 habitantes, Serra da Saudade é um dos municípios do país que têm mais votos que moradores. A prefeita eleita disse que a razão para a disparidade é por causa de pessoas que nasceram no local, mas moram em cidades próximas e não transferiram o título, ou aquelas que têm fazendas no município e optam por votar lá.
Com um território de 335,6 km², Serra da Saudade tem uma área maior que a da capital mineira (331,3 km²) e possui uma das menores densidades demográficas do país, com 2,48 habitantes por quilômetro quadrado.
A maior parte da população reside na área rural, região em que predomina a pecuária bovina de corte e leite. No ambiente urbano, a estimativa da prefeitura é a de que existam cerca de 400 pessoas, sendo que 150 delas trabalham na administração municipal.
ARTUR BÚRIGO / Folhapress