BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Após se encontrar com Celso Amorim, assessor especial para a Presidência, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, do Partido Democrata, disse nesta segunda (14) que a viagem a Brasília tem como objetivo estabelecer uma cooperação ampla com o Brasil para temas como clima e desenvolvimento econômico.
“Estamos começando o primeiro dia de um giro de três dias em Brasília para encontrar nossos homólogos, fomentar a relação Brasil-EUA e de fato destacar um caminho para a cooperação numa ampla variedade de temas, de clima, desenvolvimento econômico e mais”, disse AOC, como a americana é conhecida.
Outros que fazem parte da delegação são os deputados democratas Joaquín Castro, Nydia Velázquez, Greg Casar e Maxwell Frost. Misty Rebik, chefe de gabinete de Bernie Sanders, senador independente mas alinhado à ala à esquerda do partido do presidente Joe Biden, também está no país para representá-lo.
A comitiva fica em Brasília até quarta (14) e depois passará por Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia).
O grupo terá ainda encontros com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) nesta terça-feira (15), além de uma reunião com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPI do 8 de Janeiro, e com outros parlamentares.
A princípio, não há previsão de agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que embarca nesta segunda para a posse do presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña. Interlocutores do chefe do Executivo, contudo, deixam em aberto essa possibilidade, já que ele retorna a Brasília na tarde de terça.
MARIANNA HOLANDA / Folhapress