RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Noboa anuncia captura de Fito, criminoso mais procurado do Equador

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou nesta quarta-feira (25) a recaptura de José Adolfo Macías, conhecido como Fito, o criminoso mais procurado do país e líder da facção criminosa Los Choneros.

Fito havia escapado da prisão de Guayaquil em janeiro de 2024, durante uma onda de violência que incluiu a invasão ao vivo de um estúdio de televisão por homens armados e a tomada de mais de 200 agentes penitenciários como reféns. A fuga dele se tornou símbolo do colapso da segurança pública equatoriana.

“Meu reconhecimento aos nossos policiais e militares que participaram desta operação. Mais cairão, vamos recuperar o país. Sem trégua”, disse Noboa na plataforma X. O governo havia oferecido uma recompensa de US$ 1 milhão por informações que levassem à captura de Fito.

O presidente também informou que o Equador solicitou a extradição do criminoso para os Estados Unidos, onde ele deve enfrentar acusações federais por tráfico internacional de drogas e posse de armas em um tribunal de Nova York. Condenado em 2011 a 34 anos de prisão por crimes que incluem homicídio e narcotráfico, Fito é apontado como uma figura central no crime organizado equatoriano.

O governo dos EUA impôs sanções ao grupo Los Choneros no ano passado, afirmando que a organização atua no tráfico de drogas desde os anos 1990 e tem desempenhado um papel chave na escalada da violência no país desde 2020, inclusive dentro do sistema penitenciário superlotado.

A recaptura de Fito é vista como um importante trunfo para Noboa, que tenta reverter o avanço das facções criminosas no país.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS