RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Nota em educação deixa Tarcísio de fora de evento com Caiado, Ratinho Jr., Leite e Raquel Lyra em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ficou de fora de evento sobre educação com outros três políticos cotados à Presidência em razão do desempenho do estado na área, segundo a organização do encontro.

De acordo com o movimento Todos Pela Educação, o critério para convite aos governadores foi o desempenho dos estados na última divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

O resultado do Saeb é o desempenho obtido pelos estudantes nas avaliações nacionais. O Ideb combina essa nota com indicadores de aprovação.

O secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder, foi chamado para prestigiar os painéis, mas não compareceu.

O evento, realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, reuniu oito governadores, além de prefeitos, ministros de Estado e autoridades no tema. Entre eles, os governadores Elmano de Freitas (PT), Raquel Lyra (PSDB) e Rafael Fonteles (PT), o prefeito João Campos (PSB) e os ministros Camilo Santana (Educação) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).

Cotados para disputar a Presidência em 2026, Ronaldo Caiado (União), Ratinho Jr. (PSD) e Eduardo Leite (PSDB) participaram de um painel para relatar suas experiências com políticas públicas de educação nos próprios estados. Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, também contribuiu com a palestra.

As redes estaduais no país são responsáveis principalmente pelo ensino médio. A mais recente divulgação do Ideb mostrou que a de São Paulo teve queda de rendimento nessa etapa em 2023. A avaliação dos alunos foi feita no fim do primeiro ano de mandato de Tarcísio.

O Ideb da rede estadual paulista caiu de 4,4 em 2021 para 4,2 em 2023. O índice vai de zero a 10. Houve piora tanto em português como em matemática.

A rede estadual de Goiás foi a que teve o melhor resultado do Ideb, com média de 4,8. Em seguida, vieram Espírito Santo e Paraná (Ratinho Junior, PSD), com média de 4,7, e Pernambuco, com 4,5.

Os mandatários desses estados foram escalados para o painel justamente porque seus estados atingiram bons resultados nos índices, segundo o Todos Pela Educação.

Após a mesa, todos os chefes do Executivo estadual falaram com a imprensa. Durante a entrevista, Caiado reforçou que lançará sua pré-candidatura ao Planalto no dia 4 de abril.

Ratinho Jr. demonstrou interesse em entrar na corrida presidencial, mas declarou que dependerá das decisões do PSD.

“Acho que qualquer brasileiro que ama seu país gostaria dessa oportunidade. […] Se meu partido permitir, claro que vou trabalhar para isso”, disse.

Questionado se gostaria de ter o apoio de Bolsonaro, o governador do Paraná respondeu que “qualquer um que entenda de política gostaria de ter”.

Até a publicação desta reportagem, o governo Tarcísio não havia se manifestado sobre a ausência no evento.

VICTÓRIA CÓCOLO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS