RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Nova exposição da Pinacoteca traz trabalhos de ex-presos políticos da época da ditadura

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Pinacoteca de São Paulo e o Memorial da Resistência realizam em conjunto a exposição “Sol fulgurante: arquivos de vida e resistência”, para marcar os 60 anos do golpe que instaurou uma ditadura militar no Brasil. A mostra acontece a partir de sábado, 6 de abril, no edifício da Pina Estação, que sediou até 1983 o Deops/SP.

A exposição faz parte da Coleção Alípio Freire, composta por trabalhos de ex-presos políticos de São Paulo entre os anos de 1964 e 1985. A curadoria das obras foi feita por Alípio Freire e Rita Sipahi, que também foram encarcerados no período ditatorial.

Obras contemporâneas feitas por pessoas em situação de cárcere também compõem a mostra, dialogando com os trabalhos pertencentes à coleção. Um destaque do acervo contemporâneo é o quadro “Fantasmas da Esperança” (2018), de Marcela Cantuária, nunca exibido pelo museu.

O conjunto, que será exposto ao público pela primeira vez, contém pinturas, desenhos, colagens e gravuras realizadas em diferentes presídios da cidade de São Paulo, como Tiradentes e Carandiru, e no próprio Deops/SP. O acervo foi doado ao Memorial da Resistência em 2023

SOL FULGURANTE: ARQUIVOS DE VIDA E RESISTÊNCIA

Quando Entre 6 de abril e 8 de agosto, de quarta a segunda, das 10h às 18h

Onde Lg. General Osório, 66. Santa Ifigênia

Preço R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia); gratuito aos sábados

Link https://pinacoteca.org.br/programacao/exposicoes/60-anos-de-ditadura/

ISABELA FAGGIANI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS