RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Novo premiê do Japão diz que vai antecipar eleições para 27 de outubro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O próximo primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, afirmou nesta segunda-feira (30) que vai convocar eleições gerais antecipadas para o dia 27 de outubro, após ter sido eleito líder do Partido Liberal Democrático (PLD) na semana passada.

A votação -que ocorrerá um ano antes do previsto e antecede a eleição presidencial dos Estados Unidos em novembro- decidirá qual partido controla a Câmara Baixa do parlamento.

“É importante para o novo governo ser julgado pelo povo o mais rápido possível e, se as condições permitirem, espero convocar eleições antecipadas para 27 de outubro”, disse Ishiba à imprensa.

Aos 67 anos, Ishiba foi eleito na sexta-feira (27) como líder do PLD, o partido que governa o país de maneira quase ininterrupta há décadas.

O ex-ministro da Defesa, que tomará posse nesta terça-feira (1º) como primeiro-ministro, sucederá o atual chefe de governo, o impopular Fumio Kishida, que não disputou um novo mandato como líder do PLD.

Ishiba pretende dissolver o Parlamento em 9 de outubro, informaram o canal de televisão NHK e vários jornais.

Na sexta, ele revelou que pretendia convocar eleições antecipadas para consolidar seu mandato “o mais rápido possível”, sem revelar detalhes.

O próximo premiê japonês já começou a escolher sua equipe antes de disputar o pleito. Katsunobu Kato e Yoshimasa Hayashi foram anunciados para as Finanças e para a secretaria-geral do gabinete, respectivamente. Takeshi Iwaya será ministro das Relações Exteriores, e Gen Nakatani retornará ao ministério da Defesa. Yoji Muto assumirá o Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

Sanae Takaichi, derrotada por Ishiba na eleição interna do PLD, não foi incluída em suas escolhas, o que pode dificultar a gestão do grupo governante. Relatos indicam que Takaichi recusou um cargo, sugerindo fraqueza na base de apoio do futuro premiê.

Ishiba escolheu Shinjiro Koizumi como chefe de campanha eleitoral e Yoshihide Suga como vice-presidente do partido.

A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão desta segunda-feira em forte queda (-4,8%), como reação principalmente à escolha do novo primeiro-ministro.

Durante a campanha para liderar o PLD, Ishiba se comprometeu a estimular a economia com incentivos aos setores de chips e inteligência artificial.

A popularidade de seu antecessor, Fumio Kishida, 67, que está no cargo desde outubro de 2021, sofreu uma queda expressiva devido à inflação e aos escândalos político-financeiros que abalaram o PLD nos últimos meses.

Ishiba venceu a corrida pela liderança da sigla em sua quinta tentativa. Ele é visto por muitos de seus colegas parlamentares como um político de trato difícil, por frequentemente desafiar a política do partido. Na sexta-feira, desculpou-se com os legisladores do PLD pelo que chamou de “suas deficiências”.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS