RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Novo técnico do Corinthians já foi do Santos e fez Deyverson ‘renascer’

Foto: Gil Gomes

Acertado para assumir como novo técnico do Corinthians, António Oliveira nasceu com o “DNA” do futebol, não é novato no futebol paulista e alavancou recentemente o desempenho de um ex-palmeirense: Deyverson.

Quem é António?

Nasceu em Lisboa, em 1982, e é filho de um ícone do futebol português: Toni. O ex-meio-campista fez história no Benfica ao atuar na equipe por quase 15 anos e também representou a seleção nacional. Como técnico, Toni comandou times como Bordeaux e Sevilla, além de passar pelo futebol iraniano e saudita.

António foi jogador das categorias de base do Benfica e chegou a atuar no time profissional, mas não viu a carreira dentro dos gramados deslanchar: defendeu times modestos, como Santa Clara, Casa Pia e Oriental, antes de se aposentar no início da década passada.

Iniciou sua trajetória “técnica” auxiliando seu pai no Tractor, do Irã, em 2012, e também trabalhou com Toni no Kazma SC, do Kuwait – foi lá, inclusive, que deu os primeiros passos como treinador de fato.

Prazer, Brasil!

Chegou ao Brasil em 2020, quando fez parte da comissão de Jesualdo Ferreira no Santos – os dois se conheceram ainda no Benfica, quando António era jogador.

Acertou com o Athletico no fim daquele ano para atuar, inicialmente, como auxiliar, mas acabou efetivado para substituir Paulo Autuori e comandou o clube paranaense na temporada seguinte.

Deixou o Brasil em setembro de 2021 ao colocar o cargo à disposição e retornou à Portugal para treinar o time B do Benfica.

Foi anunciado pelo Cuiabá há dois anos e manteve o clube na Série A do Campeonato Brasileiro – Bruno Lazaroni, filho do ex-técnico da seleção brasileira Sebastião Lazaroni, era seu auxiliar.

Saiu da equipe de Mato Grosso com o fim do contrato e assinou com o Coritiba, mas acabou demitido em abril do ano passado ao não conseguir engatar uma sequência de vitórias.

Retornou ao Cuiabá em maio de 2023 e reeditou uma parceria com um “velho conhecido”: Deyverson. Os dois já haviam trabalhado juntos em 2022, e o atacante ex-Palmeiras desandou a fazer gols com o português. “Eu levaria o António Oliveira [para a seleção]. Vai que, levando ele, consigo realizar meu último sonho de vestir a amarelinha”, brincou o jogador em entrevista à CBN Cuiabá concedida em junho.

Comandou o time até o último fim de semana – e se despediu com vitória sobre o Mixto, pela 5ª rodada do estadual.

BRUNO MADRID / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.