Nunes confirmou ida a debate após anúncio público de reunião de Tarcísio sobre apagão

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A reunião do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) com concessionárias de energia elétrica, marcada para a manhã desta quinta-feira (17), foi anunciada pelo Governo de São Paulo às 20h20 de quarta-feira (16).

Mesmo depois de o governo ter anunciado a reunião, a campanha de Ricardo Nunes (MDB) manteve o debate promovido por Folha de S.Paulo, UOL e Rede TV! na agenda desta quinta-feira, divulgada à imprensa às 20h44 de quarta-feira.

Segundo o Governo de São Paulo, as concessionárias foram convidadas para o encontro a partir de 17h, e os prefeitos, a partir das 20h. O convite à Prefeitura de São Paulo foi enviado por email às 20h18, e o convite foi aceito às 22h46.

A desistência de Nunes veio em cima da hora, nesta madrugada. A campanha de Nunes emitiu nota, à 0h33, na qual afirma que o prefeito não iria comparecer ao debate por causa da “reunião extraordinária agendada pelo governador Tarcísio de Freitas”.

O debate estava marcado para as 10h20, e a reunião para 10h. O encontro no Palácio dos Bandeirantes, no entanto, teve início apenas às 11h20. Antes disso, porém, o governador recebeu Nunes individualmente por volta das 10h30.

A assessoria de imprensa do prefeito José Aprígio da Silva, de Taboão da Serra, que também foi convidado para a reunião, afirma que foi informada de que ele iria ao encontro às 19h33 e, portanto, sua agenda teria que ser cancelada.

A reunião do governo foi convocada com as concessionárias de energia elétrica, inclusive a Enel, e com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para discutir um plano de prevenção à tempestade prevista para o estado a partir de sexta (18). Prefeitos da região metropolitana também foram convidados.

O alerta da Defesa Civil do governo paulista a respeito das pancadas de chuva e rajadas de vento que devem ocorrer entre sexta e domingo (20) foi emitido na quarta, às 12h28. A previsão já causava preocupação na equipe de Nunes desde terça (15), quando a possibilidade de nova tempestade foi divulgada pela Folha.

Questionado pela reportagem, o governo paulista enviou nota infirmando que a Defesa Civil estadual “convidou a partir das 17h de ontem [quarta] as concessionárias de energia elétrica”.

“Os prefeitos das cidades da região metropolitana de São Paulo mais atingidas pelas fortes chuvas e que tem previsão de receber um grande volume de água neste próximo final de semana foram oficialmente convidados para a reunião a partir das 20h desta quarta-feira. As confirmações e aceites dos municípios foram recebidos gradativamente pelo Governo de São Paulo até por volta da meia-noite de ontem [quarta]”, completa a nota.

“Desde a tempestade de sexta-feira passada, foram desmarcados diversos compromissos da campanha à reeleição, dando prioridade às urgências da prefeitura. Estão em vista os cancelamentos de outras agendas eleitorais, por conta das mudanças climáticas previstas para sexta-feira”, afirma a campanha de Nunes em nota na qual justifica a ausência no debate Folha/UOL/RedeTV!.

Em vantagem neste segundo turno, com 55% de intenções de votos ante 33% do adversário Guilherme Boulos (PSOL) segundo pesquisa Datafolha da semana passada, Nunes desistiu de debates e entrevistas.

Na Folha, por exemplo, ele desistiu do debate, de uma entrevista e de uma sabatina, que seria realizada em parceria com UOL —veja as perguntas que seriam feitas a ele.

Desde o início da semana passada, antes do temporal, a campanha de Nunes argumentava que foram marcados muitos debates para o segundo turno (12 em 15 dias) e, por isso, sugeriu que os veículos se reunissem em pool para reduzir a três o número de embates. O prefeito afirmou que iria a apenas três debates e condicionou sua participação à realização de pool.

Foi o que ocorreu com o grupo Globo e agora com Folha, UOL e RedeTV!, mas Nunes faltou a ambos. Ele só compareceu a um debate neste segundo turno, organizado pela Band, sem pool, na última segunda-feira (14).

No programa, o prefeito foi questionado por Boulos a respeito do apagão e ficou na mira de ataques do adversário. Boulos tem se referido ao adversário como “fujão”, diante da ausência do prefeito nos debates.

Em nota, a campanha de Boulos diz que o candidato “reafirma o compromisso e o respeito do candidato com o povo de São Paulo, a Rede TV, a Folha e o UOL e mantém a agenda de hoje”. “Na ausência de Ricardo Nunes, que fugiu mais uma vez do debate, Boulos concederá entrevista aos organizadores”, completa.

CAROLINA LINHARES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS