Nunes derrota Boulos e é reeleito prefeito de SP, em vitória de Tarcísio e revés para Lula

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário Henrique do Paraíso (Republicanos), 39, foi eleito neste domingo (27) prefeito de Sumaré, cidade da região metropolitana de Campinas que pela primeira vez teve uma eleição decidida em segundo turno.

Com pouco mais de 93% das urnas apuradas, o atual vice-prefeito obteve 58,65% dos votos válidos, de acordo com dados do TSE, derrotando o vereador Willian Souza (PT), 37 —que teve 41,35%— e mantendo a vantagem que já tinha obtido no primeiro turno.

No último dia 6, Henrique recebeu 44,41% dos votos válidos, enquanto o adversário petista somou 31,5% .

O futuro prefeito de Sumaré recebeu um impulso na reta final da campanha na última quarta-feira (23), quando participaram de um ato de campanha o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) –que já tinha gravado vídeo de apoio–, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Também esteve na cidade a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Já o candidato petista contou nos dias finais do segundo turno com participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e defendeu propostas como a implantação do bilhete único no transporte coletivo, a construção de uma rodoviária e a criação de forma gradual da tarifa zero no município.

Os dois candidatos contaram com o apoio de oito partidos em sua coligação. O eleito tinha, além do Republicanos, PL, Solidariedade, MDB, PMB, Agir, DC e Podemos, enquanto o rival do PT compôs com PC do B, PV, União Brasil, PDT, PSB, Avante e PRD.

No total, 18 municípios de São Paulo tiveram neste domingo a disputa decidida no segundo turno, dois a mais que na eleição de 2020.

A condição estabelecida pela Constituição para que a disputa possa ser decidida num segundo turno, caso nenhum dos concorrentes ao cargo de prefeito obtenha mais de 50% dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos) no primeiro turno, é que o município tenha mais de 200 mil eleitores.

No total, 30 municípios paulistas tinham a possibilidade na eleição deste ano, mas em 12 deles a disputa foi encerrada no primeiro turno, no último dia 6.

Em relação à última eleição municipal, São Paulo ganhou dois municípios com a possibilidade do turno extra, e Sumaré foi um deles. A outra foi Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, que no entanto teve a eleição resolvida já no primeiro turno, com vitória de Hugo Prado (Republicanos).

Além de Sumaré, a eleição foi decidida neste domingo na capital e em Guarulhos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Diadema, Jundiaí, Mauá, Piracicaba, Barueri, Franca, Taubaté, Guarujá, Limeira e Taboão da Serra.

No primeiro turno, também disputaram a eleição em Sumaré Eder Dalben (Cidadania), que teve 16,95% dos votos, Toninho Mineiro (Mobiliza), com 4,63%, e Ana Cléia (Rede), que recebeu 2,52% dos votos.

MARCELO TOLEDO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS