SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro, e talvez único, debate entre Joe Biden e Donald Trump na disputa pela Casa Branca nesta quinta-feira (27) tratou dos principais temas que mobilizam o eleitorado que vai às urnas em novembro.
Nem o democrata nem o republicano tiveram suas candidaturas oficializadas, uma vez que as etapas formais para essa confirmação são as respectivas convenções de seus partidos.
Em Atlanta, na Geórgia, Biden e Trump trocaram ataques e críticas, e não foram além de suas posições já manifestas sobre temas como economia, política externa, imigração, mudanças climáticas e aborto.
Veja a seguir o que cada um dos presidenciáveis disse no debate promovido pela CNN americana.
*
ECONOMIA
Biden destacou os avanços na recuperação econômica pós-pandemia de coronavírus, citando a criação de empregos e o crescimento econômico. Trump criticou a administração atual pelo aumento da inflação e altos preços de combustíveis, argumentando que sua gestão lidou melhor com a economia.
POLÍTICA EXTERNA
Biden defendeu suas ações em relação à Guerra da Ucrânia e apoio à Otan, a aliança militar ocidental liderada pelo Washington. Trump afirmou que a política externa de Biden é fraca e que ele teria gerenciado a situação de forma diferente, evitando a escalada tanto do conflito no Leste Europeu quando entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.
IMIGRAÇÃO
Biden enfatizou a importância de uma abordagem humanitária sua promessa de campanha também na eleição de 2020 e a reforma do sistema de imigração. Trump reiterou suas acusações de praxe, associando sem evidências a presença de imigrantes a um suposto aumento na criminalidade e à suposta redução na quantidade de empregos para americanos.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Biden destacou seus esforços para promover a energia limpa e combater a crise do clima, lembrando que Trump foi o responsável por tirar os EUA do Acordo de Paris, pacto internacional que estabelece metas para redução das emissões de gases de efeito estufa. O republicano minimizou a importância do tema e criticou os custos das políticas ambientais de Biden para a economia e para os empregos americanos.
ABORTO
Biden prometeu restaurar as proteções de Roe vs. Wade a decisão que garantia o acesso ao aborto em âmbito federal e que foi derrubada pela Suprema Corte, embora uma medida dessa magnitude não dependa da Casa Branca, mas da aprovação do Congresso. Trump adotou uma postura mais ambígua, afirmando que a questão deve ser decidida pelos estados e evitando falar abertamente sobre uma proposta de âmbito nacional.
Redação / Folhapress