RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Obra do metrô de SP vai interditar parcialmente trecho da avenida Paulista por 3 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O trecho entre as ruas Bela Cintra e da Consolação da avenida Paulista, na região central de São Paulo, será parcialmente interditado durante três anos para construção de um túnel de ligação entre as estações Consolação (linha 2-verde) e Paulista (linha 4-amarela).

Segundo o Metrô, a interdição começa às 22h desta quinta-feira (27) para a instalação do canteiro de obras para preparação do espaço de trabalho onde serão feitas as escavações. Os bloqueios serão feitos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Com a interdição, o Metrô afirma que vai remanejar a infraestrutura de utilidade pública do local, como ciclovia e ponto de táxi, para liberar o espaço onde será montado o canteiro de obras

Será bloqueado o retorno de veículos na avenida Paulista, entre a praça do Ciclista e a rua da Consolação. “Os espaços para a passagem de pedestres e ciclistas serão preservados”, diz o Metrô, em nota. “A interdição vai durar 36 meses, período necessário para a montagem do canteiro e execução das obras.”

A CET afirma que vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, para tentar manter as condições de fluidez e preservar segurança.

Segundo a companhia de trânsito, os veículos poderão seguir pelas vias do entorno.

Na obra, o Metrô diz que o túnel será construído pelo método austríaco Natam, no qual primeiro é feita a escavação até se chegar à profundidade desejada. Depois é iniciada a escavação horizontal até o ponto de destino.

Ao todo, serão cerca de 90 metros de extensão com profundidade que vai variar entre 20 metros e 25 metros. O túnel terá uma leve inclinação, além de 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura.

A estrutura também vai contar com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que fazem a transferência.

Na nota, o Metrô explica que a nova passagem terá capacidade para receber 18 mil pessoas por hora, distribuindo o fluxo e proporcionando uma conexão com mais espaço para circulação.

A ideia, afirma, é que ele seja utilizado para as pessoas que seguem da estação Consolação para a Paulista. “Isso vai liberar a atual ligação para ser usada apenas para quem segue no sentido oposto.”

A linha-2 verde do metrô também está com obras na zona leste de São Paulo. Com cerca de cerca de 8,5 km, a extensão que está sendo construída terá oito estações, com previsão de inauguração em 2026 -segundo o governo estadual, 40% das obras estão prontas.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.