Ônibus, metrô e trens serão gratuitos em SP no domingo (6) de eleição

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Usuários de transporte público não pagarão passagem neste domingo (6) na cidade de São Paulo, quando ocorrem as eleições municipais.

A gratuidade vale tanto para as linhas sob gestão do governo estadual -1-azul, 3-vermelha e 15-prata, do metrô, e as da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)- e as sob concessão (4-amarela e 5-lilás, do metrô) e os trens da ViaMobilidade (linhas 8-diamante e 9-esmeralda).

O passe livre nas eleições foi anunciado no início da noite pelo governo do estado, que afirma seguir uma orientação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A medida será válida para o primeiro turno e onde houver segundo turno, no dia 27 de outubro, das 6h às 20h. Não será necessário apresentar título de eleitor nem comprovante de votação para utilizá-lo.

A CPTM e o Metrô contarão com trens reservas de prontidão em pontos estratégicos. Se necessário, serão adicionados reforços na frota.

No caso dos ônibus municipais da capital, em que a cobrança já não ocorre aos domingos, a SPTrans, estatal responsável pela gestão do sistema, afirma que a frota será reforçada com 1.900 veículos a mais, também para facilitar o acesso de eleitores aos locais de votação.

De acordo com a empresa, a frota será a mesma que roda aos sábados, com 6.800 ônibus.

Para utilizar os ônibus municipais gratuitamente, o passageiro deve utilizar seu Bilhete Único e passar pela catraca normalmente, sem qualquer desconto de crédito.

Quem não tem o cartão também tem acesso, bastando apenas comunicar ao motorista ou o cobrador.

“As equipes de campo estarão nas ruas para garantir o deslocamento dos eleitores, para monitorar a operação da frota e orientar motoristas e passageiros, também respeitando o direito das pessoas ao voto”, diz a SPTrans.

No caso dos ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados, diz o governo, também sem cobrança de tarifa.

“Excepcionalmente, as linhas que não operam aos domingos funcionarão de acordo com a tabela horária de sábado”, diz a nota.

O transporte realizado por ônibus intermunicipais rodoviários, gerenciados pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), também foram incluídos na gratuidade.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS