RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

ONU nomeia brasileiro para comandar missão na RDC em meio a conflito em Goma

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A ONU nomeou nesta quarta-feira (29) um militar brasileiro para comandar a força de sua missão de estabilização na República Democrática do Congo, a Monusco.

Trata-se do tenente-general Ulisses De Mesquita Gomes, que assume o cargo em uma das piores crises no país em anos.

No início desta semana, o grupo armado M23, anunciou a tomada da cidade de Goma, na fronteira com Ruanda —os congoleses acusam o governo do país vizinho de apoiar os rebeldes, o que ele nega.

Funcionários de organizações humanitárias que atuam no local afirmam que as ruas da cidade ficaram lotadas de corpos.

Gomes substitui um comandante interino. Segundo o comunicado em que a ONU anunciou sua nomeação, o tenente-general tem 35 anos de experiência —estratégica, operacional, e diplomática— em gestão de conflitos, resposta a crises e operações de manutenção de paz.

Até assumir a Monusco, o militar atuava como chefe-adjunto do Comando Logístico do Exército Nacional. Antes disso, foi adido militar do Brasil nos Estados Unidos e assessor de Defesa do Ministro de Assuntos Estratégicos brasileiro, entre outros.

Ele também serviu em 2008 e 2009 na Minustah, a Missão de Estabilização da ONU no Haiti liderada pelo Exército brasileiro que durou de 2004 a 2017. E ocupou diversas posições ligadas a assuntos militares na ONU.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.