RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Oposição marca protesto para pedir que Lula interceda por presos políticos na Venezuela

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A coalizão opositora ao ditador Nicolás Maduro na Venezuela vai protestar na quarta-feira (11) em Caracas e outras capitais latino-americanas para pedir que o presidente Lula (PT) interceda pela liberdade de todos os presos políticos do país.

“Nos mobilizamos, na Venezuela e no mundo, para a sede diplomática do governo brasileiro para solicitar sua mediação na libertação de todos os presos políticos e o fim da repressão”, diz convocação publicada na redes sociais pelo partido Vente Venezuela, legenda da principal opositora de Maduro, María Corina Machado— e da campanha de Edmundo González, diplomata que entrou no lugar da favorita, inabilitada pelo regime, na corrida presidencial.

Em Caracas, a concentração será às 10h, na praça Bolívar de Chacao. Os manifestantes pretendem caminhar até a embaixada brasileira.

Segundo a ONG Foro Penal, o país registra quase 1.800 prisões políticas -1.659 delas desde o final de julho, quando começaram os protestos após o Conselho Eleitoral da Venezuela afirmar que Maduro venceu a eleição.

A maioria dos presos é formada por homens (1.568 contra 225 mulheres). São 1.636 civis e 157 militares. Além de 1.734 adultos, há 59 adolescentes detidos.

A Venezuela vive a terceira grande onda repressiva desse século. González deixou a Venezuela em direção à Espanha, onde pediu asilo político, na noite de sábado (7).

O Brasil não reconheceu a reeleição de Maduro, mas tampouco disse entender que a oposição triunfou tal qual fizeram ao menos outros seis países, os latino-americanos Costa Rica, Equador, Uruguai, Panamá e Peru e os Estados Unidos.

O argumento da diplomacia brasileira é o de que é preciso preservar canais de comunicação com o governo em Caracas. Em uma entrevista na sexta (6), Lula declarou que não romperá relações com Maduro.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.