Oposicionista na Geórgia joga tinta em líder eleitoral e o acusa de fraude

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Um político de oposição da Geórgia jogou tinta preta no rosto do chefe da comissão eleitoral, neste sábado (16), no momento em que seria anunciado o resultado das eleições parlamentares no país.

David Kirtadze, membro partido UNM do ex-presidente Mikheil Saakashvili, derramou a tinta em Giorgi Kalandarishvili, o presidente da comissão, sob a justificativa de que o resultado das eleições foi fraudado.

Kalandarishvili voltou à reunião com um curativo no olho esquerdo, após assinar um protocolo que confirmou o partido governante pró-Rússia, Sonho Georgiano, como vencedor da eleição de 26 de outubro.

O partido recebeu 53,9% dos votos, conquistando 89 assentos em um parlamento de 150 cadeiras, informou a mídia georgiana.

Após a votação, apoiadores de partidos de oposição realizaram vários protestos em Tbilisi, dizendo que houve fraude eleitoral.

Duas empresas de pesquisa dos EUA disseram que os resultados oficiais das eleições sugerem manipulação porque divergiram drasticamente em favor do Sonho Georgiano em relação às pesquisas de boca de urna que as empresas realizaram para canais de televisão pró-oposição.

Oponentes do Sonho Georgiano dizem que o partido quer afastar a nação do Cáucaso da Europa e levá-la de volta à órbita da Rússia.

Mas o partido afirma que quer proteger o país de influências estrangeiras subversivas e de ser arrastado para uma guerra com a Rússia, como a Ucrânia.

Diz que continua comprometido em buscar um futuro na União Europeia, mas a UE afirma que congelou a candidatura de adesão da Geórgia devido a preocupações com o declínio democrático.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS