SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os Garotin, trio de cantores da cidade de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, ainda está tentando entender o que foi receber um Grammy Latino de melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa. “A ficha ainda não caiu”, diz Cupertino, um dos membros.
O grupo formado em 2023 por Anchietx, Leo Guima e Cupertino foi a atração principal de #NegroBrilha, evento promovido pelo TikTok nesta quinta-feira (21), em São Paulo, como parte das ações em comemoração ao mês da Consciência Negra. O grupo ainda dividiu o palco com a cantora Melly, que concorreu ao Grammy na categoria vencida por eles.
À Folha de S.Paulo, Leo Guima conta que horas antes da cerimônia em Miami pensou que eles não venceriam nenhuma das três indicações que receberam: “Mas quando a Gloria [Groove] deu aquele sorriso antes de anunciar, eu falei: É nosso!”.
O prêmio pela obra “Os Garotin De São Gonçalo” foi entregue pela drag queen Gloria Groove, acompanhada da cantora chilena Mon Laferte. O grupo ainda tinha sido indicado nas categorias melhor álbum de engenharia de gravação e melhor artista revelação.
Cupertino revela que o trio ainda não teve tempo de voltar para a cidade homenageada no disco e comemorar. “A gente precisa chegar lá em São Gonçalo, encontrar a família e refletir tudo isso que está acontecendo. Porque é muita informação, muita coisa ao mesmo tempo. É muita gratidão.”
O trio de cantores tem o diferencial de que também mantêm carreiras solo paralelas à banda recém-formada. Cupertino acredita que esse fator nunca vai ser um problema: “O fato da gente poder fazer o que a gente quiser quando está na nossa carreira solo, deixa a saúde dos garotinhos maravilhosa para durar bastante tempo”.
Para Anchietx, a amizade deles permite essa possibilidade de conciliar carreiras diferentes. “A gente admira demais a conquista um do outro, a gente fica feliz quando um cresce. E as nossas carreiras respiram enquanto a gente está aí.”
O trio que foi incentivado a se formar por Paula Lavigne ainda revela a possibilidade de colaboração com Caetano Veloso em projetos futuros.
JONAS SANTANA / Folhapress