RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Pacaembu não vai receber final da Copa São Paulo no aniversário de SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A final da Copa São Paulo de futebol não será mais realizada no Pacaembu, conforme o previsto inicialmente. O jogo marcaria a reabertura, ainda que parcial, do estádio.

O estádio segue em obras e não terá condições de receber a partida, no dia 25 de janeiro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pela FPF (Federação Paulista de Futebol), em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo e a Concessionária Allegra Pacaembu, responsável pelo estádio.

“A decisão foi tomada após criteriosa análise de todos os envolvidos, prezando prioritariamente pela segurança e conforto de clubes e torcedores”, diz a nota, que informa ainda que a FPF “observará todas as questões de segurança e critérios técnicos para anunciar oportunamente o novo local da final”.

Em agosto de 1995, a final da Supercopa São Paulo de Futebol Júnior entre Palmeiras e São Paulo, no Pacaembu em obras, terminou em tragédia, com um torcedor morto e mais de cem feridos.

Na final da Copa São Paulo de 2023, por conta da interdição do estádio causada pelas obras, o Palmeiras conquistou o bicampeonato do torneio ao vencer o América-MG no estádio do Canindé, o campo da Portuguesa, na zona norte.

A Concessionária Allegra Pacaembu informou que as obras de modernização e restauro “seguem em ritmo acelerado” e que a reabertura do Pacaembu se dará em fases ao longo do primeiro semestre de 2024. “A empresa informa, ainda, que o andamento dos trabalhos segue dentro dos prazos contratuais e que o Pacaembu estará de volta para a Copa São Paulo de 2025, completamente renovado”.

Em dezembro, a Allegra afirmava que a reinauguração se daria em fases, mas a partir de janeiro de 2024, e que o campo estaria preparado para receber a decisão da Copa São Paulo no dia 25.

As obras no estádio têm custo estimado em R$ 400 milhões. Na arquitetura, a principal mudança é a substituição do antigo tobogã por um prédio de nove andares (quatro subterrâneos e cinco acima do solo) onde haverá um hotel, restaurantes, lojas e escritórios.

No final do ano passado, o secretário-executivo de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, Paulo Galli, já havia declarado que a reinauguração do estádio deveria ficar para o segundo semestre.

No dia seguinte às declarações, a FPF e a Prefeitura chegaram a ratificar que a final da Copa São Paulo seria mesmo no Pacaembu.

O estádio está em obras desde junho de 2021. O último jogo realizado no local foi em 29 de fevereiro de 2020, quando Santos e Palmeiras se enfrentaram pelo Campeonato Paulista. A partida terminou com um empate sem gols.

O estádio, inaugurado em abril de 1940, chegou a ser utilizado como hospital de campanha durante a pandemia de Covid-19, entre abril e junho de 2020.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS