RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paes diminui burocracia de potencial construtivo de São Januário

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A Prefeitura do Rio de Janeiro diminuiu as burocracias que envolvem a venda do potencial construtivo de São Januário, mecanismo que viabilizará as obras de reforma e ampliação do estádio do Vasco.

O prefeito vascaíno Eduardo Paes decretou que quem comprar o potencial terá o projeto aprovado em 20 dias. Anteriormente, por exemplo, o processo burocrático travou negociações que estavam avançadas. O principal dificultador, neste caso, era que o comprador precisava negociar o terreno com a Prefeitura após assinar a intenção de compra do potencial de São Januário e, muitas vezes, não conseguia obter o espaço, como aconteceu com um que estava disposto a adquirir a maior parte dos m².

O principal entrave, no momento, é em relação ao fluxo de pagamento da operação, já que há um descasamento entre o fluxo da incorporadora, a forma do financiamento e a necessidade do Vasco. Por isso, a engenharia financeira mais factível, atualmente, é a antecipação de recursos através de empréstimos bancários, que seriam feitos pelas empresas interessadas.

O modelo, porém, é pouco utilizado neste tipo de mercado. O mais habitual são as permutas, onde o comprador assina a intenção de compra do potencial e se compromete a repassar as verbas após o lançamento dos empreendimentos e o início da obtenção dos recursos, algo que não interessa ao Vasco por causa do tempo que leva a operação até o acesso às quantias e o imediatismo que o clube necessita.

Mesmo com as dificuldades, o Cruz-maltino já conseguiu vender 1/3 do potencial construtivo, como informou inicialmente o “ge”. O total do negócio irá gerar cerca de R$ 500 milhões ao Vasco.

No próximo dia 6, o Vasco terá sua primeira reunião técnica com a Prefeitura. Ele reunirá o Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada do estádio de São Januário, com representantes do clube, do governo municipal e da Câmara dos Vereadores.

CLUBE SE REÚNE PARA PROJETOS ALTERNATIVOS, MAS OBRAS ESTÃO SENDO ADIADAS

Reuniões têm sido feitas e há a possibilidade de o Vasco criar alternativas para desembaraçar o processo. O clube contratou uma empresa de consultoria especializada neste tipo de mercado e negociações ocorrem.

O UOL apurou que há, inclusive, a chance do Cruz-maltino criar um produto próprio. O assunto, porém, é guardado a sete chaves.

Com imbróglios a serem superados, as obras estão sendo adiadas. O Vasco tinha o desejo inicial de dar partida à reforma no começo de 2025, mas a possibilidade já passou para o segundo semestre e com grandes chances de ser transferida para 2026. Uma decisão para passá-la para o ano que vem leva também em consideração a parte técnica do “campo e bola” na temporada.

O projeto do arquiteto Sérgio Dias prevê um São Januário que pode chegar a até 57 mil pessoas. Será feito um trabalho de modernização na parte interna e também de urbanização no lado externo do estádio.

O QUE É POTENCIAL CONSTRUTIVO?

O potencial construtivo refere-se à capacidade máxima de construção permitida em um terreno ou propriedade, conforme estabelecido pelas normas urbanísticas e legislação local. Ele define os limites de aproveitamento de uma área, como a quantidade de metros quadrados que podem ser construídos, a altura máxima dos edifícios, o número de pavimentos e outras características que impactam o desenvolvimento de um projeto arquitetônico.

A venda de potencial construtivo ocorre quando o proprietário de um terreno transfere para outro interessado o direito de construir além do que está sendo utilizado. Essa prática é comum em áreas onde o potencial construtivo não foi totalmente aproveitado pelo proprietário original, permitindo que terceiros utilizem essa capacidade para novos projetos.

BRUNO BRAZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS