RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paes veta Dia da Cegonha Reborn no Rio de Janeiro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro, vetou o projeto de lei que pretendia instituir o dia 4 de setembro como o Dia da Cegonha Reborn na cidade.

“Com todo respeito aos interessados mas não dá….”, escreveu Paes no Instagram, junto a imagem do documento em que consta sua assinatura com o veto integral.

Na justificativa do projeto de lei, o autor, vereador Vitor Hugo (MDB), argumenta que “o nascimento de um bebê é um momento singular na vida de uma mulher, e não é diferente para as mamães reborn, porém, os seus filhos são enviados por cegonhas, sendo esse o nome conferido às artesãs que customizam bonecas para se parecerem com bebês reais.”

Segundo o parlamentar, os bebês realistas estão ganhando cada vez mais espaço e viraram febre mundial.

“Surpreende ainda o fato de que no mundo dos bebês reborn, existe até maternidade e parto. Há ainda, relatos de casos em que são utilizados como terapia por psicólogos, para o restabelecimento de lutos e outros traumas. Nos casos de falecimento de um filho recém-nascido, o bebê reborn é utilizado por um curto período, sempre sob orientação profissional, auxiliando no processo de recomposição da mãe ou o pai enlutado”, disse.

Em vídeos que circulam na internet, mulheres aparecem cuidando de seus bebês reborn, trocando roupinhas, dando mamadeira e levando para passear. Reportagem da Folha mostrou que a maioria das compradoras dos bonecos são crianças, segundo as lojas que os vendem.

Nessa onda, parlamentares correram para apresentar projetos de lei que tratam do assunto —em âmbito municipal, estadual e federal.

Outro deles, de autoria da deputada federal Rosangela Moro (União Brasil-SP), dispõe sobre diretrizes para o acolhimento psicossocial no âmbito do SUS de “pessoas que desenvolvam vínculos afetivos intensos e potencialmente disfuncionais com objetos de representação humana”.

FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS