RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Pai de João Fonseca fundou primeira gestora de recursos independente do Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O tenista João Fonseca, nova sensação do esporte no Brasil e responsável por superar Gustavo Kuerten como o brasileiro mais jovem a disputar a chave principal de um Grand Slam, é filho de um dos principais nomes do mercado financeiro no país, o fundador e conselheiro da IP Capital Partners, Christiano Fonseca Filho.

Além de ajudar na carreira do filho, Crico, como é conhecido Christiano, foi responsável por fundar a Investidor Profissional (IP), em 1988, com apenas 24 anos. Sediada no Rio de Janeiro, a IP tornou-se à época a primeira gestora de recursos independentes do Brasil.

Até 1993, a companhia atuou com consultoria e administração de carteiras individuais dos clientes. Passou a ser reconhecida como uma gestora independente após a CVM publicar norma que regulamentou o mercado no país.

Foi naquele ano que a IP criou seu primeiro fundo, o IP Participações, com investimento em ações de empresas brasileiras. Do Plano Real até hoje, o IP Participações acumulou retorno de 24.254%.

Crico fundou a IP em parceria com Roberto Vinhaés. Se tornou o principal sócio do negócio em 2016, quando Vinhaés abriu sua própria companhia em Londres.

Atualmente, a IP administra R$ 2,5 bilhões em recursos dos clientes, além de tocar outros três fundos em conjunto com o IP Participações.

No mercado financeiro desde 1983, Crico Fonseca também passou pelo Banco Boavista, Cash Corretora, Banco Fonte e a Corretora Nacional.

Atualmente, a carreira de João é gerenciada de perto por Christiano e sua esposa, a ex-jogadora de vôlei Roberta Fonseca. O jovem chamou a atenção do país após desbancar Gustavo Kuerten e se tornar o mais novo brasileiro a disputar um Grand Slam -a marca anterior foi estabelecida em 1996, quando Guga tinha 19 anos e sete meses.

Além do investimento de Crico na carreira do filho, o jovem também recebe patrocínios de empresas como a XP Investimentos, Rolex, JF Living e a ON, marca de material esportivo da qual o ex-tenista Roger Federer é um dos sócios e investidores.

No Australian Open, João derrotou Andrey Rublev, atual número 9 do mundo. A próxima partida do brasileiro na competição acontece na madrugada desta quinta (16), contra o italiano Lorenzo Sonego, atual número 54 do ranking mundial.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS