Painel (segunda 16/12)

Fábio Zanini

Colunista Folha

Tesoura – O governo Lula reduziu os recursos para diversos programas de promoção de direitos no projeto de lei do Orçamento de 2025, embora o Ministério de Direitos Humanos tenha tido aumento real de 10,6% na verba para o próximo ano. Houve queda nas rubricas para idosos (49,1%), pessoas com deficiência (31,5%), LGBTQIA+ (22,6%) e crianças e adolescentes (23,4%), já descontada a inflação. O único item a registrar alta foi para pessoas em situação de rua, em que ocorreu um salto de 1.105,5%.

recompor – O ministério diz que o projeto de Orçamento ainda está tramitando no Congresso. “O orçamento é uma peça dinâmica, podendo sofrer alterações e ajustes após a aprovação da LOA e no decorrer do exercício, e que o ministério envidará esforços para recuperar o valor alcançado para os programas em 2024”, declarou.

em casa – Conselheiro do TCE do Maranhão há menos de dois anos, Daniel Brandão, sobrinho do governador Carlos Brandão (PSB), foi eleito presidente da corte para o biênio 2025-26, em meio a casos de nepotismo no estado. Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes (STF) barrou a indicação de um irmão do governador para um cargo na Assembleia e depois para uma secretaria estadual.

outro lado – O governo do MA diz que a decisão foi soberana do tribunal e que não interferiu nela. Daniel Brandão afirma que atuará com imparcialidade e que vai se declarar impedido em situações de conflito de interesse.

no jogo – Integrantes do TCE-RS iniciaram mobilização pela indicação de Cezar Miola, atual ouvidor da corte, para uma das próximas vagas para o TCU. As próximas decorrerão das aposentadorias de Aroldo Cedraz, em 2026, e Augusto Nardes em 2027. Elas são da cota da Câmara, mas os indicados não necessariamente precisam ser deputados.

e nós? – As centrais sindicais reclamam que pediram reunião com o governo Lula para discutir o pacote de corte de gastos e até agora não foram atendidas. A insatisfação cresceu com a notícia de que representantes de movimentos sociais encontrarão integrantes do Planalto nesta segunda (16).

siameses – As cúpulas do PSDB e do Podemos se reuniram na última quarta (11) em Brasília para discutir a ampliação das alianças entre os partidos nos estados e no Congresso. Os partidos também discutem formar uma federação e até uma fusão em 2025.

frase do dia (Eduardo Leite) – “Eu continuo focado em ajudar na construção de uma alternativa para 2026 que não seja Lula ou Bolsonaro. Já me dispus a ser esse nome em 2022, por que não seria agora?” Governado do RS, tucano diz que segue no páreo para ser candidato a presidente, embora aliados digam que ele perdeu espaço para outros nomes.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS