País deve ter 450 mil contratações temporárias para Black Friday e Natal; veja empresas com seleções abertas

CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – A temporada de contratações temporárias para o último trimestre de 2024 deve gerar cerca de 450 mil vagas, impulsionada pela Black Friday e pelo Natal, segundo previsão da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário).

O cenário previsto é de estabilidade com relação às vagas temporárias do mesmo período do ano passado, quando as contratações chegaram a 452 mil em todo o Brasil.

*

CONFIRA ALGUMAS VAGAS TEMPORÁRIAS PARA O FINAL DO ANO:

– Magazine Luiza: Oferece 3.600 vagas temporárias na logística para a Black Friday e o Natal. Há a possibilidade de efetivação. Os candidatos precisam ter ensino médio completo e mais de 18 anos. As oportunidades estão disponíveis no site do Magazine Luiza;

– Grupo Carrefour Brasil: São 3.100 vagas temporárias para ecommerce, logística e operações nas lojas físicas, sem exigência de experiência. As inscrições estão abertas na página do Infojobs do Carrefour;

– Randstad: Com 8.500 vagas temporárias em diversas áreas, como produção, logística e vendas, as oportunidades estão distribuídas por todo o Brasil. Inscrições no site da Randstad;

– Grupo Pão de Açúcar: Oferece 1.800 vagas temporárias concentradas no litoral paulista. É necessário ter o ensino fundamental completo e ser maior de 18 anos. Para participar é preciso se inscrever na página da Gupy da GPA;

– Grupo SBF (Centauro e Fisia): Mais de 1.500 vagas temporárias para lojas físicas, com boas chances de efetivação. Os candidatos devem ter ensino médio completo e experiência em vendas. Inscrições até 20 de novembro na página da Gupy da Centauro e da Fisia;

– Americanas: São 5.000 vagas temporárias para centros de distribuição em várias cidades. Não há exigência de experiência, e há chances de efetivação. É preciso se inscrever na página do Infojobs da Americanas;

– C&A: Oferece 5.200 vagas temporárias para dezembro, com 500 específicas para a Black Friday. As oportunidades estão nas lojas físicas, sem necessidade de experiência. Inscrições na página do Infojobs da C&A.

*

A elevação da taxa básica de juros, a Selic, na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) também causa incerteza para o comércio, aponta a associação. O Banco Central aumentou a taxa a 10,75% ao ano, incremento de 0,25 ponto percentual. Juros maiores elevam o custo do crédito, essencial para o varejo, e podem impactar a indústria, tradicional contratante de temporários.

Mesmo assim, as contratações devem ser puxadas pelo setor da indústria, responsável por 45% das vagas, seguido por serviços (35%) e comércio (15%). Outros 5% se distribuem entre as demais atividades econômicas.

Segundo Alexandre Leite Lopes, presidente da Asserttem, as vagas são uma oportunidade para jovens e adultos que procuram entrar ou retornar ao mercado de trabalho. “As contratações temporárias atuam como um termômetro da economia. As empresas se apoiam nelas para atender às suas demandas extraordinárias de acordo com o que planejam entregar para os meses seguintes”, diz.

Varejistas ouvidos pela reportagem consideram o cenário positivo, com alguns oferecendo até 25% mais vagas do que em 2023. Eduardo Noronha, vice-presidente de Gente e Gestão da Americanas, destaca que a Black Friday já se consolidou como uma data forte no Brasil.

Segundo a Randstad, do segmento de recursos humanos e recrutamento, estima-se que 20% dos trabalhos temporários se tornam efetivos no país. Todos os varejistas ouvidos pela reportagem acenam nesse sentido e relatam interesse pela contratação após o período temporário.

A Asserttem vê uma tendência de crescimento nos setores ligados ao comércio eletrônico, tanto nas empresas de varejo e marketplaces quanto na área de logística ligada a essa cadeia de serviços.

Estudo da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 54% dos empresários já contrataram ou pretendem contratar temporários para o fim do ano.

As seleções para essas vagas ainda estão em andamento, com diversas oportunidades abertas até o final do ano. A maioria das contratações não exige experiência.

GUSTAVO GONÇALVES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS