SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) afirmou que países da América do Sul pediram ajuda do Brasil para repatriar seus cidadãos em Israel.
Padilha diz que a prioridade absoluta é repatriar os brasileiros que estão em Israel. O conflito entre Israel e Hamas entrou nesta segunda-feira (16) no 10º dia.
Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile são alguns dos países que pediram ajuda do governo brasileiro. Segundo o ministro, o Chile “já está resolvendo de outro forma”.
“Alguns países da América do Sul solicitaram, se pudesse ter apoio, mas nossa concentração absoluta agora, é natural, é repatriar os brasileiros e brasileiras e posteriormente o governo certamente pode continuar apoiando de forma cooperativa outros países”, disse o Ministro Alexandre Padilha.
Padilha também comemorou a operação de repatriação do Brasil. “Foi a ação mais rápida na história da FAB. O Brasil foi o primeiro país a repatriar cidadãos ao seu país”.
O Brasil já repatriou 916 brasileiros e 24 animais domésticos. Um novo voo da FAB partirá de Tel Aviv na quarta-feira (18) e o número de repatriados deve subir para 1.100. Muitos brasileiros conseguiram sair de Israel por voos comerciais, diz o Itamaraty.
O governo também monitora um grupo de 26 brasileiros na Faixa de Gaza, que aguardam para atravessar a fronteira com o Egito. O Brasil negocia a retirada de brasileiros com o Egito, Israel e o Hamas.
No UOL News, o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, diz que espera que a retirada de brasileiros de Gaza ocorra logo já que se espera que a situação se agrave na região nos próximos dias.
Redação / Folhapress