RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Palmeiras tem aproveitamento de lanterna contra G6 do Brasileiro com Abel

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Abel Ferreira ajudou o Palmeiras a conquistar dois títulos do Brasileirão (2022 e 2023). No entanto, nos últimos anos ficou evidente que a equipe tem problemas em duelos contra os concorrentes diretos —a prova disso foi a derrota para o Botafogo em pleno Allianz Parque no ano passado, que culminou na perda do título nacional e os tropeços deste ano.

VEJA OS NÚMEROS

Na era Abel, o Alviverde tem aproveitamento de lanterna do Brasileiro contra os times do G6: são 44 jogos, 10 vitórias, 15 empates e 19 derrotas (já com os números desta edição), um aproveitamento de 34,1%.

O número é bem inferior ao de equipes que foram rebaixadas no Brasileiro no ano passado: o lanterna Cuiabá, por exemplo, terminou a competição com 44,7% de aproveitamento (34 pontos).

Nesta edição o desempenho é ainda pior, apenas 25% de aproveitamento contra o G6: vitória por 2 a 1 contra o RB Bragantino, derrota por 1 a 0 para o Bahia, derrota por 2 a 0 para o Flamengo e derrota para o Cruzeiro por 2 a 1. O Alviverde só não enfrentou o Fluminense até agora.

Em 2024, o Palmeiras viveu o mesmo o drama: 10 jogos, quatro derrotas, cinco empates e apenas uma vitórias: um aproveitamento de 26,6%. O Alviverde perdeu as duas partidas para o campeão Botafogo.

2022 foi o ano fora da curva para o Palmeiras: o Alviverde terminou o Brasileirão com o menor número de derrotas na história dos pontos corridos (3) e teve uma sequência de 22 jogos invicto. Foi a melhor campanha da história do clube.

Para o Palmeiras, esse desempenho contra o G6 não é determinante. O Palmeiras fechou 2022 (74%) e 2023 (64,84%) com o melhor aproveitamento entre todos os clubes da Série A. O Brasileirão é sobre essa regularidade, e não feito por recortes.

Em 2023, por exemplo, esse desempenho abaixo contra o G6 não fez diferença para o Palmeiras. O Alviverde fez apenas 9 de 30 pontos possíveis contra os rivais diretos (o pior entre os times do G6), e mesmo assim não perdeu o título.

Com Abel Ferreira, o Palmeiras sempre teve boas campanhas no Brasileirão: 3º em 2021, campeão em 2022 e 2023, e vice-campeão em 2024.

A comissão técnica reconhece a necessidade de melhora nestes jogos grandes. Abel Ferreira ficou muito incomodado pela forma como o time entrou em campo na derrota para o Cruzeiro. Ele queria a equipe mais ligada e afirmou após o jogo que o time tem algumas coisas a melhorar.

“É difícil falar de estratégia quando se leva dois gols em cinco minutos. É difícil pegar a prancheta com isso. Como levar um gol com jogadores altos no primeiro gol. Para ter gols tem que ter erros. Temos que melhorar em algumas coisas, como a bola parada”, disse Abel.

FLAVIO LATIF / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.