SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras chega à reta final do Paulista vivendo três dramas após amargar o empate por 0 a 0 contra o São Paulo, no último domingo (16).
DRAMAS DO PALMEIRAS
O primeiro dos dramas tem relação com a tabela. Com 17 pontos, o Palmeiras é o terceiro colocado do Grupo D e, nesta segunda-feira (17), estaria eliminado na primeira fase São Bernardo tem 22, e Ponte Preta soma 19. No atual cenário, o time alviverde não depende apenas de si para avançar às quartas de final. A equipe precisará de bons resultados e que Ponte Preta ou São Bernardo tenham tropeços nos jogos finais.
O segundo drama é Maurício. O artilheiro do Palmeiras no ano teve uma luxação no ombro logo nos primeiros minutos do clássico contra o São Paulo e foi substituído. Ele será reavaliado nesta segunda-feira (17). Por ora, não há previsão de tempo de recuperação.
O terceiro drama tem relação com o segundo. A lesão de Maurício encurta ainda mais um elenco que já é visto como “muito curto” por Abel Ferreira. O treinador já afirmou que gosta de ter um time com número reduzido de peças, mas o cenário atual se mostra ruim até mesmo para os parâmetros dele. Além do camisa 18, o português segue sem contar com os lesionados Paulinho, Felipe Anderson e Bruno Rodrigues.
Tive de improvisar, mais do que tudo ficamos sem o nosso abre-latas, o mais criativo. É por isso que temos de ter um elenco maior. Não fazemos só 30 jogos por ano. Estamos trabalhando nisso, faltam peças no quebra-cabeças […] Temos um elenco curto. Temos três jogadores lesionados que vão nos ajudar. Sei que a direção está trabalhando para fazer as reposições. Temos de trabalhar que no ano podem ter três ou quatro lesões. Desde que cheguei, o nosso elenco sempre foi muito curto, mas não pode ser tão curto quanto está agora. Abel Ferreira após Palmeiras 0 x 0 São Paulo
TABELA DO PALMEIRAS
O Palmeiras tem mais dois compromissos na primeira fase do Campeonato Paulista. A equipe enfrentará o Botafogo-SP, em casa, e depois pegará o Mirassol, fora de casa.
Os dois adversários estão no Grupo A, que já tem o Corinthians classificados. Ambos, inclusive, brigam pela outra vaga restante da chave às quartas de final. Tudo, no entanto, pode mudar caso o Mirassol vença ou empate com o Novorizontino nesta segunda-feira (16) o time avança neste cenário.
O Palmeiras não depende só de si. Mais do que bons resultados, o Palmeiras precisará que São Bernardo ou Ponte Preta tenha resultados ruins nas duas rodadas finais.
O Alviverde tem a quarta melhor campanha do Paulistão. A equipe só aparece atrás de Corinthians, São Bernardo e Ponte Preta. Com o cenário atual, o Verdão estaria na zona de classificação se estivesse no Grupo B e no Grupo C.
CENÁRIOS QUE CLASSIFICARIAM O PALMEIRAS
Duas vitórias do Palmeiras + duas derrotas do São Bernardo.
Duas vitórias do Palmeiras + duas derrotas ou dois empates da Ponte Preta
Duas vitórias do Palmeiras + uma vitória e uma derrota ou empate da Ponte Preta*
Uma vitória e um empate do Palmeiras + duas derrotas ou uma derrota e um empate da Ponte Preta
Uma vitória e um empate do Palmeiras + dois empates da Ponte Preta*
Uma vitória e uma derrota do Palmeiras + duas derrotas da Ponte Preta
Uma vitória e uma derrota do Palmeiras + uma derrota e um empate da Ponte Preta*
RENAN LISKAI / Folhapress
