SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Novorizontino e Mirassol, equipes do interior de São Paulo, são as sensações da Série B do Brasileiro e estão próximos de um acesso à elite nacional. O Palmeiras tem dois atletas emprestados nos clubes, um em cada time, mas nenhum deles participa ativamente desse sucesso.
Atacante sofreu uma grave lesão no joelho durante o segundo jogo da temporada e teve ano prejudicado. Vitinho, de 21 anos, não teria espaço no elenco profissional do Palmeiras e ocuparia uma vaga de um garoto mais novo em desenvolvimento se voltasse para a base alviverde, sendo assim, ele foi emprestado ao Novorizontino. O jovem rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo com apenas seis minutos de sua estreia contra o Santo André, no Campeonato Paulista, em janeiro.
Destaque na base, ele foi emprestado no ano passado ao Valerenga, da Noruega, onde não recebeu muitas oportunidades e foi novamente emprestado em 2024. A ideia do Palmeiras era que Vitinho fosse para um clube em que recebesse mais oportunidades para se desenvolver e que se adaptasse com facilidade, por isso a escolha pelo time do interior ele foi revelado pela equipe de Novo Horizonte e chegou ao Palmeiras no sub-17.
A lesão atrapalhou muito os planos do jogador, que até nesta sexta-feira (8) não voltou a ser relacionado e só disputou o jogo em que sofreu a lesão.
Já o zagueiro Henri está no Mirassol e também fez uma única partida pelo elenco profissional do clube nesta temporada. O defensor de 22 anos disputou 8 partidas pelo Mirassol B na Copa Paulista, competição para clubes do interior paulista sem calendário nacional, fez cinco jogos pelo time sub-23 no Brasileirão de Aspirante e disputou apenas sete minutos na Série B pelo elenco profissional.
Os jogadores têm contrato com o Palmeiras até 31 de dezembro de 2025, e devem encarar duas opções quando retornarem de empréstimo: uma nova cessão até o fim do contrato para assinar com um novo clube ou a liberação do Alviverde, mas com o clube mantendo uma porcentagem dos direitos econômicos (o que tem acontecido com as promessas que não “explodiram”.
NOVORIZONTINO E MIRASSOL PODEM SUBIR NA PRÓXIMA RODADA
O Novorizontino encara o Operário-PR em sua casa, enquanto o Mirassol vai a Florianópolis medir forças com o Avaí. Os duelos ocorrem no sábado (9), a partir das 17h (de Brasília).
O Novorizontino sobe se vencer o Operário-PR e o Ceará não vencer o Botafogo-SP ou se empatar com o Operário-PR e o Ceará perder para o Botafogo-SP (terça-feira, 12, às 21h30).
O Mirassol sobe se: vencer o Avaí e o Ceará não vencer o Botafogo-SP.
FLAVIO LATIF / Folhapress