RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Para combater incêndios, Cetesb suspende autorizações de queima em canaviais de SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O gabinete de crise formado pelo Governo de São Paulo voltou a se reunir nesta terça no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências na Defesa Civil) e divulgou novas diretrizes.

A primeira é a suspensão temporária da queima para a despalha de cana, queima fitossanitária ou para manejo. As únicas exceções são para a implantação de aceiros que evitem a propagação do fogo e os casos de finalidade fitossanitária solicitados diretamente pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Também foi recomendado à população que evite atividades físicas ao ar livre e aumente a ingestão de água. O gabinete disse ainda que crianças menores de cinco anos, idosos e gestantes devem ter atenção redobrada às recomendações neste tempo seco, assim como pessoas com comorbidades, que devem buscar atendimento médico imediatamente na ocorrência de sintomas respiratórios.

Em regiões de queimadas, a orientação é usar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100, que podem reduzir a inalação de partículas quando usadas corretamente.

O gabinete resolveu atuar para tentar melhorar a qualidade do ar, que fez da cidade de São Paulo a primeira da lista de 120 metrópoles mais poluídas do mundo pelo segundo dia consecutivo nesta terça.

Segundo o Mapa de Risco de Incêndio do Estado, há nível de emergência para queimadas em quase todo o território paulista até o próximo sábado (14).

Diante desse cenário, as secretarias de Estado da Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a Cetesb e a Defesa Civil apontaram que a piora na qualidade do ar ocasionada pelas queimadas é agravada pela atuação de uma massa de ar quente, seco e estável, aliada à ausência de chuvas, o que dificulta a dispersão dos poluentes.

As pastas seguem monitorando e atuando no combate aos focos de incêndio, medindo a qualidade do ar e avaliando os eventuais riscos à saúde. Todas as recomendações serão compartilhadas com os municípios paulistas, diz o governo.

Recomendações para a população:

Evite atividades físicas ao ar livre; Aumente o consumo de água e líquidos a fim de manter a hidratação do organismo e das vias aéreas; Para quem estiver dentro de casa, a orientação é que mantenha portas e janelas fechadas para reduzir a entrada de partículas de fora para dentro das residências; Em regiões de queimadas, como proteção adicional, a sugestão é usar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100, que podem reduzir a inalação de partículas quando usadas corretamente.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS