AO VIVO
AO VIVO
RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Para ser campeão, Palmeiras precisa buscar 5ª virada em finais de Paulista

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians aprontou para cima do Palmeiras e venceu o rival por 1 a 0 no último domingo (16), no Allianz Parque, na partida de ida da final do Campeonato Paulista.

Agora, se quiser ser campeão, o Verdão precisa buscar a virada no jogo de volta, algo que já aconteceu quatro vezes na história do Palmeiras no campeonato estadual.

Confira o levantamento, que contabiliza apenas finais de Paulista com jogos de ida de volta, sem contar campeonatos de pontos corridos ou quadrangular final.

HISTÓRICO DE VIRADAS

O Palmeiras já foi campeão paulista após perder o jogo de ida em quatro oportunidades. Três delas aconteceram nas últimas três temporadas, em seu tricampeonato estadual.

Em 2022, o Palmeiras perdeu para o São Paulo por 3 a 1 na ida, no Morumbi, e venceu na volta por 4 a 0. Em 2023, nova derrota na ida, dessa vez para o Água Santa por 2 a 1, e de novo 4 a 0 virando no Allianz. Por fim, em 2024, o Palmeiras perdeu por 1 a 0 para o Santos na Vila, mas foi campeão ao vencer o Peixe no jogo de volta por 2 a 0.

A outra virada do Palmeiras em uma final de Paulista ocorreu contra o próprio Corinthians, em 1993. Naquela ocasião, o Verdão perdeu na ida por 1 a 0 no Morumbi, e precisava vencer a partida de volta, que não contava saldo de gols, para levar a partida à prorrogação. O Palmeiras venceu por 3 a 0, e na prorrogação fez o gol da vitória com Evair, de pênalti.

Ao todo, 41 finais de Paulista foram disputadas com jogos de ida e volta a partir dos anos 1970. Em oito ocasiões (19,51%), um time que saiu perdendo virou no jogo de volta e foi campeão. Em outras 22 disputadas, o time que saiu vencendo confirmou o título na volta (53,65%), e ainda houve outros 11 empates no primeiro jogo (26,82%).

Contando apenas finais em que um time saiu vencendo na primeira partida, foram 30 finais, com as viradas correspondendo a 26,66%, contra 73,33% de confirmações de título para quem venceu a primeira partida.

CONFIRA AS OITO VIRADAS QUE JÁ ACONTECERAM NO PAULISTÃO

1993: O Palmeiras perdeu a partida de ida para o Corinthians por 1 a 0. Na volta, o Verdão precisava vencer a partida para levar o jogo para a prorrogação (o regulamento não previa saldo de gols em placar agregado). O Palmeiras venceu por 3 a 0 na volta, e na prorrogação venceu o Corinthians por 1 a 0 com gol de Evair, de pênalti.

1998: O Corinthians tomou outra virada de um rival, dessa vez para o São Paulo. O Timão venceu na ida por 2 a 1, mas perdeu o título no jogo de volta: 3 a 1 para o São Paulo, com grande atuação de França e Raí, que havia voltado para o Tricolor para ajudar na final.

2007: O Santos saiu perdendo por 2 a 0 para o São Caetano, mas venceu o jogo de volta pelo mesmo placar e foi campeão com 2 a 2 no placar agregado por ter tido a melhor campanha na 1ª fase.

2015: O Santos perdeu a primeira partida por 1 a 0 para o Palmeiras, mas ganhou de 2 a 1 na volta e foi campeão nos pênaltis por 4 a 2 na Vila Belmiro.

2018: O Corinthians perdeu na ida por 1 a 0 para o Palmeiras, mas foi campeão dentro do Allianz no jogo de volta após devolver o placar de 1 a 0 e ser campeão nos pênaltis.

2022: O Palmeiras perdeu para o São Paulo por 3 a 1 na ida, no Morumbi, e venceu na volta por 4 a 0

2023: O Palmeiras perdeu por 2 a 1 para o Água Santa e, na volta, foi campeão fazendo 4 a 0

2024: O Palmeiras saiu perdendo mais uma vez, dessa vez para o Santos, por 1 a 0. Na volta, foi campeão ao vencer o Peixe por 2 a 0.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS