Paraguai expulsa nadadora das Olimpíadas por ir à Disney sem autorização

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Não foi só a delegação brasileira que teve uma nadadora expulsa das Olimpíadas 2024. O Comitê Olímpico do Paraguai (COP) solicitou que a nadadora Luana Alonso deixasse imediatamente a Vila Olímpica após uma visita não autorizada à Disney Paris na semana passada. No início dos Jogos Olímpicos, o Brasil mandou de volta para casa mais cedo Ana Carolina Vieira.

Em comunicado, a chefe de missão do COP, Larissa Schaerers, explicou o motivo pelo qual Luana teve que deixar a capital francesa. “A presença dela criou um ambiente ruim na equipe do Paraguai por causa de um comportamento inadequado”. Esta foi a segunda participação da paraguaia em Jogos Olímpicos. Ela competiu em Tóquio, aos 17 anos, e disputou a prova dos 100 metros borboleta em Paris 2024.

Luana tirou o sexto lugar e foi eliminada da competição. Após sua despedida dos jogos, a nadadora anunciou sua aposentadoria através das suas redes sociais. “Natação: Obrigada por me permitir sonhar. Você me ensinou a lutar, a tentar, a perseverança, o sacrifício, a disciplina e muito mais. Não, é adeus, é até breve”, escreveu a paraguaia, que chamou bastante a atenção nos bastidores das Olimpíadas.

Normalmente, os atletas deixam a Vila Olímpica ao final de sua participação, mas Luana Alonso pediu para permanecer mais tempo no local. As imagens dos passeios por Paris no lugar de acompanhar as disputas de outros atletas geraram protestos dos dirigentes paraguaios.

Já a expulsão de Ana Carolina Vieira das competições olímpicas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ocorreu depois de uma ríspida discussão dela com a comissão técnica. O motivo da briga teria sido a decisão de retirar a nadadora Maria Fernanda Costa, a Mafê, da equipe que disputaria os 4 x 200 m livre, em que há revezamento dos atletas.

A comissão determinou que Mafê Costa se dedicasse a suas competições individuais, onde a chance de medalha seria maior. Segundo profissionais que acompanham a rotina na Vila Olímpica ouvidos pela Folha de S.Paulo, ao saber da decisão, Ana Carolina se revoltou e houve uma discussão “com gritos e dedo na cara”. Ela também tinha deixado a Vila Olímpica sem autorização junto com o namorado, o nadador Gabriel. Ele foi advertido, e ela, expulsa pelos dois episódios.

ANA CORA LIMA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS