RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paraná decreta emergência em saúde pública para dengue

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Governo do Paraná decretou nesta quinta-feira (14) situação de emergência em saúde pública para a dengue devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados nas últimas semanas. O estado é o nono do país a declarar a emergência, além do Distrito Federal.

O Paraná é o quarto estado do país com maior incidência de dengue, segundo atualização mais recente do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde -são 1.366 casos da doença a cada 100 mil habitantes. Desde janeiro, foram registrados 156 mil casos prováveis da infecção viral.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que taxas acima de 300 casos por 100 mil habitantes indicam uma situação epidêmica.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), dentre os 399 municípios paranaenses, 397 já registraram notificações por dengue. Destes, 366 já possuem casos confirmados.

O decreto terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.

Entre os principais pontos do documento, estão a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito, recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo SUS (Sistema Único Saúde).

Também na região Sul do país, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou na última terça-feira (12) um estado de emergência em saúde pública por dengue no estado.

Desde janeiro deste ano, oito estados e o Distrito Federal já decretaram estado de emergência em saúde devido à alta transmissão de dengue no território. Os estados são Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Na noite da última terça-feira (12), o Rio Grande do Sul se uniu aos demais sendo, agora, o oitavo estado do país a decretar a emergência por dengue neste ano.

Desde janeiro deste ano Distrito Federal, Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina também decretaram emergência de saúde pública por causa da dengue.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS