RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Parlamento turco aprova ingresso da Suécia na Otan e aproxima país da aliança

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Parlamento da Turquia aprovou nesta terça-feira (23) a entrada da Suécia na Otan, a aliança militar ocidental, após meses de debates. Com a decisão de Ancara, agora falta apenas a Hungria, entre os membros do bloco militar, chancelar a entrada sueca.

A Suécia caminha, assim, para se tornar o 32º membro da aliança capitaneada pelos Estados Unidos. O pleito para entrar no grupo foi motivado pela Guerra da Ucrânia, que forçou Estocolmo a romper a neutralidade militar e pedir o ingresso na aliança fundada em 1949.

Cenário similar ocorreu na Finlândia, mas esta contou com aprovação mais célere: em abril passado, tornou-se o 31º membro da Otan, dobrando a fronteira da aliança militar com a Rússia.

“Hoje estamos um passo mais perto de nos tornarmos membros de pleno direito da Otan”, escreveu o premiê sueco, Ulf Kristersson, no X, minutos após o sinal verde dado pela Turquia.

A aprovação se deu por 287 votos a favor e 55 contra, além de quatro abstenções no Legislativo turco. Em breve, o apoio ao ingresso sueco na Otan deve ser publicado no Diário Oficial turco, formalizando o processo.

Ainda que a publicação seja considerada mera formalidade, Ancara ainda precisa comunicar a aprovação oficialmente à cúpula da aliança militar, e analistas consideram que o governo de Recep Tayyip Erdogan pode postergar a fazê-lo para seguir pressionando a nação nórdica.

Era grande a expectativa em torno da decisão turca. Isso porque o país reiteradamente acusava a Suécia de ser conivente com agentes terroristas que atuariam em território sueco.

.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS