Partido usa funk sexista no TikTok e constrange premiê no Reino Unido

BERLIM, None (FOLHAPRESS) – O Partido Trabalhista britânico tirou do ar uma propaganda publicada no TikTok no domingo (5) depois de descobrir que a trilha sonora do vídeo, um funk, falava em drogar e fazer sexo com “novinhas”. A legenda do primeiro-ministro, Keir Starmer, pediu desculpas pela veiculação do conteúdo “inapropriado”.

A publicidade, elaborada com imagens geradas por inteligência artificial, mostra animais caracterizados como funcionários públicos. A ideia era falar que a nova gestão, eleita no ano passado após 14 anos de governo conservador, traz serviços mais eficientes para a população. O desmonte do setor público foi uma das causas da derrota acachapante do Partido Conservador no ano passado, a pior em quase dois séculos de história da sigla.

O vídeo foi derrubado assim que a tradução da música, “Montagem Coral”, de DJ Holanda e outros, emergiu nas redes sociais. Coisas como “novinha safada”, “safada, sem vergonha”, “vai sentando na p.. doida de maconha” ganharam traduções para o inglês e foram parar em textos e títulos da imprensa britânica.

“A postagem é uma adaptação de um trend viral e contém um mix de duas músicas. Reconhecemos que a tradução da letra da música é totalmente inadequada. Pedimos desculpas, e o vídeo já foi excluído”, declarou um porta-voz do partido ao jornal The Guardian.

O episódio é especialmente embaraçoso para Starmer que, nos últimos dias, tem sido alvo de postagens de Elon Musk. O proprietário do X, em sua ofensiva contra políticos europeus de centro e centro-esquerda, vem acusando o primeiro-ministro de ter sido leniente em um caso de aliciamento e abuso sexual de meninas na década passada.

Starmer era chefe do Ministério Público à época, e nada indica que as insinuações do bilionário tenham fundamento. O primeiro-ministro afirmou na segunda-feira (6) que Musk “cruzou uma linha” ao chamar um dos membros de seu gabinete, Jess Phillips, de “apologista de estupradores”. O ministro é alvo de ameaças nas redes sociais.

O premiê também criticou integrantes da oposição que reverberam as postagens do bilionário e pedem uma CPI para o assunto. Starmer pergunta por que nada disso havia sido discutido quando o Partido Conservador estava no poder.

Starmer, o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, e o presidente francês, Emmanuel Macron, reagiram aos insultos e tentativas de interferência de Musk na segunda-feira (6). Macron classificou o bilionário de “reacionário internacional” durante discurso.

O dono do X, nas últimas semanas, já chegou a pedir a destituição dos governos no Reino Unido e na Alemanha, e agora faz campanha para Alice Weidel, candidata a premiê pela AfD, o partido de extrema direita que pode se tornar a segunda força eleitoral no Bundestag em fevereiro.

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS