SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O escritor americano Paul Auster, morto nesta terça-feira aos 77 anos, terá seu último livro publicado no Brasil no segundo semestre deste ano.
A Companhia das Letras, responsável pelos direitos do autor no país, adicionará “Baumgartner” à coleção de quase duas dezenas de publicações de Auster disponíveis em seu catálogo.
Newsletter Tudo a ler Receba no seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias *** A obra, o 20º romance de sua carreira, gira em torno de um homem septuagenário que se vê às voltas com as lembranças da mulher, morta dez anos antes, e a percepção repentina do tamanho do impacto que ela teve em sua vida –como um membro decepado, conforme definiu a crítica do jornal The New York Times.
A narrativa bebe em temas familiares ao projeto literário do novaiorquino. como as reflexões brutalmente honestas de um homem maduro sobre sua vida -com toques autobiográficos do autor- e a técnica de alterar pontos de vista sobre o mesmo episódio para realçar as múltiplas interpretações sobre um acontecimento.
“Baumgartner” foi publicado no final de 2023, um ano depois que Auster recebeu o diagnóstico do câncer de pulmão que o acabou vitimando. O escritor já estava recluso.
A recepção do romance foi mais fria, contudo, em comparação com sua caudalosa obra anterior, “4321”, considerada um dos pontos altos de toda a sua produção.
WALTER PORTO / Folhapress