SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O prazo vai até 26 de abril.
Os interessados devem pedir o benefício no site do Inep, na Página do Participante. Quem teve o pedido de isenção aceito no Enem 2023, mas faltou à prova, precisa justificar a ausência na mesma plataforma para ter direito a isenção novamente.
QUEM TEM DIREITO A NÃO PAGAR TAXA?
Candidatos matriculados no 3º ano do ensino médio (neste ano de 2024) em escola da rede pública
Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro do CadÚnico
O resultado dos candidatos que conseguiram a isenção de taxa será divulgado em 13 de maio. Há ainda uma fase para recurso, entre os dias 13 e 17 de maio.
QUANTO É A TAXA DE INSCRIÇÃO NO ENEM?
O Inep, órgão responsável pelo exame, ainda não divulgou outras informações sobre a edição de 2024, como as datas das provas e o valor da inscrição. No ano passado, assim como vem ocorrendo desde 2019, candidatos sem isenção da taxa pagaram R$ 85.
Assim como nos últimos anos, a prova deve acontecer em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, os candidatos fazem a redação e as provas de linguagens e ciências humanas. No segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática.
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA
O mesmo período para pedido da isenção de taxa vale para apresentação de justificativa de ausência na edição de 2023.
Dos 3,9 milhões de inscritos para o Enem 2023, 1,2 milhões não fizeram o exame. Ou seja, a taxa de abstenção foi de 32%. O volume de faltosos é considerado alto pelo Ministério da Educação e tem se mantido nos mesmos patamares nos últimos anos.
CALENDÁRIO DO PEDIDO DE ISENÇÃO NO ENEM 2024
Solicitação de isenção da taxa: de 15 a 26.abr
Resultado das solicitações: 13.mai
Período de recursos: de 13 a 17.mai
Resultado dos recursos: 24.mai
Redação / Folhapress