SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Aos 71 anos, o vocalista Bobby Liebling sobe aos palcos no Brasil pela segunda vez, após uma passagem pelo país em 2022. Ele e sua banda Pentagram tocam em Curitiba, neste sábado, e em São Paulo, no domingo.
Banda que, sob influência do Black Sabbath, ajudou a inventar o doom metal nos anos 1970, o Pentagram e seu líder Liebling viveram décadas no undergroung até que conquistaram o sucesso popular de forma paradoxal.
Foi apenas em 2011, com o lançamento do documentário “Last Days Here”, que seu nome passou a ser conhecido fora das rodas de fãs do heavy metal.
O filme o acompanha perto de completar 60 anos, vivendo na casa dos pais, drogando-se diariamente e sonhando com um estrelato que nunca aconteceu. Ele estava perdido a ponto de, em meio às filmagens, parar a conversa para procurar pedaços perdidos de crack no meio das fibras do carpete do seu quarto.
O documentário ganhou uma série de prêmios, reapresentou a banda para uma nova geração de doom metaleiros e possibilitou uma nova chance a Liebling, que a aproveitou, ao menos profissionalmente.
O Pentagram recomeçou a se apresentar ao vivo e lançou naquele mesmo ano o álbum “Last Rites”, seguido por outros dois -o último deles, “Lightning in a Bottle”, saiu em 2025.
Pessoalmente, no entanto, ele foi preso em 2017 por supostamente bater na mãe, o que negou no julgamento. Segundo reportagem deste ano da revista Spin, Liebling já passou por “25 prisões, 35 desintoxicações e mais de 200 visitas ao hospital”.
Esse comportamento errático é a razão pela qual o atual Pentagram é formado por um guitarrista, um baixista e um baterista que chegaram no ano passado. Já passaram pela banda, desde 1971, outros 14 guitarristas, 10 baixistas e 14 bateristas. O primeiro álbum, de um total de nove, só apareceu em 1985.
Três bandas nacionais pesadas estão escaladas para a abertura: Weedevil, Pesta e Espectro.
PENTAGRAM
Quando 29 (abertura da casa às 19h) e 30/3 (abertura às 17h)
Onde Basement Cultural (r. Des. Benvindo Valente, 260, Curitiba) e Fabrique Club (r. Barra Funda, 1071, São Paulo)
Preço A partir de R$ 300 (inteira)
Ingressos fastix.com.br/events/pentagram e fastix.com.br/events/pentagram-em-sao-paulo
IVAN FINOTTI / Folhapress