SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Crescem o apoio ao Hamas, na Faixa de Gaza, e a desaprovação, entre os palestinos, do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. É o que mostra uma pesquisa de opinião feita pelo Centro Palestino para Estudo de Política e Pesquisa (PSR) e publicada nesta quarta-feira (13).
A pesquisa perguntou aos entrevistados se eles acreditavam que o Hamas estava certo em promover os ataques de 7 de outubro. Em Gaza, 57% dos palestinos disseram que sim, enquanto na Cisjordânia essa porcentagem é de 82%. Somente 10% da amostra diz acreditar que o Hamas cometeu crimes de guerra, enquanto a sua maioria, precisamente 95%, afirmam o mesmo sobre Israel.
Paralelamente ao apoio dos palestinos ao Hamas, Abbas vê sua rejeição aumentar. No levantamento, 90% dos entrevistados afirmaram que ele deveria renunciar. Hoje, a ANP não possui controle de Gaza, dominada pelo Hamas desde 2007.
A pesquisa foi realizada de 22 de novembro a 2 de dezembro com 1.231 pessoas; 750 foram entrevistadas presencialmente na Cisjordânia e 481 na Faixa de Gaza.
Redação / Folhapress