SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma unidade da petroquímica Braskem na avenida Presidente Arthur da Costa e Silva, em Santo André, na Grande São Paulo, é atingida por um incêndio na manhã desta quinta-feira (22).
Cinco pessoas ficaram feridas, sendo três com gravidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três das vítimas tiveram entre 80% e 90% dos corpo queimado. Duas vítimas tiveram contusões causadas por queda durante a explosão.
O fogo começou por volta das 9h20, quando um tanque de gasolina explodiu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma vítima foi socorrida pela empresa antes da chegada deles, com 90% de queimaduras pelo corpo; uma vítima foi socorrida ao Hospital São Matheus, com queimaduras no rosto e vias aéreas. Outra vítima estava em parada cardiorrespiratória, com 90 % de queimaduras pelo corpo, e foi transportada pelo Águia 21 ao Hospital Tatuapé. Duas das vítimas tiveram contusões após sofrer queda devido deslocamento de ar causado pela explosão. Foram socorridas a uma unidade de atendimento particular.
O local foi tomado por densa fumaça preta, e seis viaturas dos bombeiros foram enviadas para a ocorrência.
Em nota, a Braskem afirma que o incêndio atingiu um tanque em manutenção. Segundo a empresa, a brigada de emergência foi acionada, assim como o Corpo de Bombeiros, e o local foi evacuado.
A Braskem diz ainda que as causas do incêndio estão sendo investigadas.
VÁRZEA PAULISTA
Também na manhã desta quinta, foi registrada uma explosão em um galpão no bairro Ieiri, em Várzea Paulista (SP), que provocou depois um incêndio.
De acordo com os bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 7h, com a explosão de uma caldeira.
Ao menos seis pessoas ficaram feridas. Quatro vítimas foram socorridas e levadas para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Outras duas procuraram atendimento por conta própria.
FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress